Núcleo adere a conceito de "brevidade inteligente"

Vamos priorizar apenas as informações mais essenciais

Há alguns meses passamos a utilizar, em várias notas da seção Jogo Rápido, o conceito de "brevidade inteligente", formulado pelos fundadores do site norte-americano Axios para entregar notícias da forma mais concisa possível.

EXPLICANDO. "Brevidade inteligente" (smart brevity, em inglês) é entregar as informações mais importantes para seus leitores, priorizando apenas o essencial, e fazendo-os economizar tempo no dia a dia.

Essa fórmula consiste:

  • na seleção das informações mais relevantes;
  • no uso de parágrafos curtos e breves;
  • de intertítulos que antecipam o que o texto vai dizer;
  • na sintetização de ideias complexas em poucas palavras;
  • em bullet points para destacar os pontos principais.

Smart brevity é uma marca registrada para treinamentos que o Axios fornece a clientes corporativos – mas cuja simplicidade do conceito pode ser implementada por outros veículos.

É SÓ ISSO? Sim. O Núcleo tem implementado esse conceito há dois meses e, dado o bom retorno que tem havido, decidimos anunciar para nossos leitores.

A ideia é que nossas notas tenham menos de 2 minutos de leitura.

Essa fórmula vai valer principalmente para a seção Jogo Rápido. As nossas investigações e reportagens podem seguir contornos mais tradicionais.

QUEM MAIS USA? Em uma publicação de 1.400 palavras no fim de 2020, o Poder360, um dos principais sites de política do Brasil, anunciou uma campanha institucional nessa mesma linha, com créditos para agência de publicidade Ogilvy.


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca