Impressa e auditável, a nova newsletter do Núcleo em parceria com o Projeto 7c0
Feita por Lucas Lago, a news entregará conteúdo sobre as eleições e as tecnologias que estão envolvidas nesse processo tão fundamental para as democracias
A partir desta quinta-feira (13.fev.2025) teremos uma newsletter nova na área. Gratuita e quinzenal, a Impressa e auditável entregará conteúdo sobre tecnologia no contexto de voto, eleições e democracia.
📄
Impressa e auditável é de autoria de Lucas Lago, graduado e mestre em Engenharia da Computação e desenvolvedor do Projeto 7c0, conjunto de iniciativas de código aberto com foco em transparência e combate a desinformação. Há anos Lucas é palpiteiro freelancer aqui na equipe do Núcleo.
A news terá dois tipos de edições que serão intercaladas: uma focada em tecnologias e outra focada nas eleições de algum país.
No primeiro tipo, Lucas apresentará alguma tecnologia envolvida em processos eleitorais, como biometria, assinatura digital de software, algoritmos de embaralhamento e, sim, eventualmente voto impresso.
No segundo, ele escreverá sobre tecnologias da eleição de algum país específico, traçará paralelos com as eleições brasileiras e entrevistará especialistas que possuem conhecimento sobre a eleição escolhida.
Ficou curioso? Aprenda sobre tecnologia e fique por dentro das eleições ocorrendo pelo mundo. Inscreva-se já!
No futuro, a newsletter ainda terá uma versão premium, exclusiva para assinantes pagos, que contará com uma versão impressa entregue diretamente na casa de cada assinante.
Editor-fundador do Núcleo Jornalismo. Foi também gerente de comunidades no Brasil do ICFJ de 2021 a 2023. Já passou pela editoria de tecnologia da Folha de S.Paulo e foi editor do BuzzFeed Brasil.
Lucas Lago é graduado e Mestre em Engenharia da Computação. Desenvolve projetos de código aberto com foco em transparência e combate a desinformação. No VOLT/Núcleo é palpiteiro freelancer.
A Mão Invisível das Big Techs: investigação internacional mostra como as grandes empresas de tecnologia usam lobby para influenciar leis e frear regulação em todo o mundo
São quatro episódios sobre como modelos de inteligência artificial e plataformas digitais têm sido usados na criação e distribuição de imagens sintéticas ilegais
Repórter Sofia Schurig foi convidada a falar em reunião da Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher por causa de investigações sobre inteligência artificial do Núcleo