O Núcleo foi selecionado em fevereiro.2025 para participar de um programa internacional de pesquisa e experimentação, coordenado pela organização Trusting News, focado em transparência do uso de inteligência artificial no jornalismo. Ao todo, 10 organizações jornalísticas participam da iniciativa.
O grupo criou uma pesquisa coletiva para entender como avisos de transparência sobre uso de IA em reportagens e produtos digitais podem potencializar a confiança da audiência no jornalismo.
A primeira fase da pesquisa se encerra na próxima sexta-feira (16.maio.2025).
A pesquisa envolve testar a receptividade de diferentes formatos de avisos de transparência, com textos mais ou menos detalhados, sobre diferentes usos de ferramentas de IA, entre outras variáveis. O objetivo é ajudar a testar e potencializar as melhores práticas de transparência de uso de IA no jornalismo.
Como sempre, o Núcleo quer ouvir a nossa comunidade, então convidamos todos a responderem à pesquisa. Veja os exemplos de avisos mais abaixo e participe.
A produção dos gráficos desta reportagem foi auxiliada pelo modelo GPT-4o. Ele foi utilizado para ajustar o código HTML/CSS dos gráficos para garantir a responsividade em diferentes tamanhos de tela. E a ilustração desta matéria foi feita a partir de um site que gera imagens de pessoas que não existem com ajuda de IA.
O que achou desse aviso? Participe da nossa pesquisa para avaliar o uso de IA no jornalismo e o aviso que você acabou de ler.
Leia a nossa política de uso de inteligência artificial aqui.
A montagem do código deste interativo foi auxiliada por inteligência artificial. Sempre que usamos IA, fazemos uma revisão humana, checamos as informações e garantimos que o conteúdo atende aos nossos critérios éticos. Esse uso nos permite desenvolver especiais como este com mais rapidez.
Se tiver um minuto, por favor participe dessa pesquisa para avaliar o uso de IA no jornalismo e o aviso que você acabou de ler.
Leia a nossa política de uso de inteligência artificial aqui.
Esta matéria tem uso de IA Nessa reportagem nós usamos o modelo GPT 4.5, da OpenAI, para nos ajudar a traduzir nomes de categorias e fazer a sintaxe do código da análise. Sempre que usamos ferramentas de inteligência artificial, nós fazemos revisão humana, checamos as informações, garantimos que o conteúdo atende aos nossos critérios éticos e que tal utilização é necessária. Esse tipo de uso nos permite analisar um grande volume de dados mais rapidamente e de forma mais objetiva.
Se tiver um minuto, por favor participe de uma pesquisa para avaliar o uso de IA no jornalismo e o aviso que você acabou de ler.
Jornalista e especialista em criação e produção de conteúdo digital. Responsável pela operação do Núcleo Jornalismo e alinhamento entre todas as as equipes. Foi fellow do ICFJ Emerging Media Leaders.
A Mão Invisível das Big Techs: investigação internacional mostra como as grandes empresas de tecnologia usam lobby para influenciar leis e frear regulação em todo o mundo
São quatro episódios sobre como modelos de inteligência artificial e plataformas digitais têm sido usados na criação e distribuição de imagens sintéticas ilegais
Repórter Sofia Schurig foi convidada a falar em reunião da Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher por causa de investigações sobre inteligência artificial do Núcleo
Segunda edição do Big Tech Investigation Lab é exclusivo para jornalistas da América Latina, que ganharão bolsa para participar do evento na Costa Rica