O Núcleo vai lançar, na sexta-feira (5.set), seu primeiro podcast, o Núcleo Investiga, em parceria com o Pulitzer Center, baseado em meses de apuração minuciosa liderada pela repórter Sofia Schurig sobre como modelos de IA e plataformas digitais têm sido usados na criação e circulação de imagens de abuso sexual infantil.
Sofia, que também narra o podcast, se embrenhou em fóruns da dark web, canais do Telegram e aplicativos de inteligência artificial para descobrir como as redes de abuso usam a tecnologia para disseminar conteúdo sintético ilegal.
Uma investigação difícil, mas que pode gerar impacto. É jornalismo para entender, responsabilizar e cobrar medidas – de empresas e de autoridades públicas.

A partir de sexta-feira todos os quatro episódios estarão disponíveis gratuitamente em todas as plataformas.
Se você quiser ter acesso antecipado ao podcast completo, basta assinar o Núcleo – custa apenas R$10/mês. Além das dezenas de benefícios, você ainda apoia o melhor jornalismo de tecnologia do Brasil. O podcast antecipado está disponível para apoiadores aqui.
A investigação que aparece no podcast Núcleo Investiga contou com a colaboração de Leonardo Coelho, Tatiana Azevedo, Julianna Granjeia, Michel Gomes, Rodolfo Almeida, Alexandre Orrico e Sérgio Spagnuolo.
A estratégia de distribuição é de Jade Drummond e Milena Giacomini. O projeto gráfico é de Aleksandra Ramos e Rodolfo Almeida. O roteiro foi feito por Sofia Schurig, Sérgio Spagnuolo e Alexandre Orrico. A produção, gravação e edição são da Trovão Mídia.