Há cerca de um ano, quando estava em uma viagem a trabalho na Costa Rica, conversei com a Natália Viana, diretora da Agência Pública, sobre um projeto grande que ela estava coordenando com o pessoal do El Clip – uma organização que desenvolve investigações internacionais entre diversos veículos. A ideia era investigar com calma o funcionamento do lobby das Big Techs em vários países, e o impacto disso na política, especialmente no legislativo.
Desde então, passei a coordenar dentro do Núcleo um trabalho de levantamento de dados para subsidiar reportagens sobre o assunto. Meu foco foi, principalmente, em identificar funcionários diretos de empresas de tecnologia que trabalham diretamente em articulações com o governo, promovendo suas companhias e pressionando por seus interesses, mesmo que de forma sutil.
Foi esse pessoal que liderou esforços para derrubar propostas legislativas como o PL 2630, o chamado PL das Fake News, o qual, embora imperfeito, buscava corretamente dar mais responsabilidade e transparência para as Big Techs sobre o que é publicado em suas plataformas.
Como no Brasil o lobby não é regulado, e lobistas não se chamam de lobistas, passei a documentar – a partir de uma metodologia chamada snowball sampling – a existência de profissionais de políticas públicas e relações governamentais de 15 empresas, desde o Google e a Meta até TikTok e Uber.
Encontrei 75 profissionais engajados em atividades de lobby. É muita gente, com altos salários, envolvida diretamente na defesa direta nos interesses de apenas um setor. Isso porque não estou nem levando em conta associações que fazem lobby por assinatura.
Eu fiz, refiz, revisei e revisei de novo todo o levantamento. Adicionei informações demográficas, datas e criei um app interno para conseguir visualizar isso tudo. Nossa estagiária de redação, a Sofia Costa, ajudou a catalogar experiências passadas de cada uma dessas pessoas.
O resultado é uma investigação inédita sobre a escala dessa rede de lobby composta pelas empresas mais ricas e poderosas da história do capitalismo.
Confira agora nossa reportagem: A turma do block: como as Big Techs montaram equipes de lobby que derrubam projetos de lei
Confira também nossa página sobre o projeto e outras matérias da série: A Mão Invisível das Big Techs