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A nova tempestade de chorume começa agora

Eleição de Donald Trump à presidência dos EUA mostrou que o X foi transformado em uma arma política eficiente

A nova tempestade de chorume começa agora

A vitória de Donald Trump à presidência dos EUA em 2024 vai ser um divisor de águas para o noticiário político baseado no X, e influenciadores, personalidades, políticos, autoridades e jornalistas precisam decidir se vão se prender aos portões do inferno ou se procurarão lugares mais saudáveis para se expressar.

A completa transformação do Twitter em cabo eleitoral de Donald Trump sedimentou a ideia de que não é apenas OK, como também encorajado, espalhar desinformação em troca de ganhos políticos – estratégia antes restrita a redes menores.

O X não é uma plataforma qualquer – ela é construída em cima de mais de uma década de trabalho do Twitter, atraindo centenas de milhões de usuários e movimentando o noticiário e decisões políticas no mundo inteiro.

Q Anon e esquerda que devora crianças antes eram assuntos de grupos obscuros do Telegram e redes sociais tipo Truth Social, Gettr, Parler e Gab.

Claro, sempre houve extremismo, desinformação e exploração política no Twitter, não se engane quanto a isso. Foi inclusive um dos principais veículos usados pessoalmente por Trump em sua primeira eleição, em 2016. Mas pelo menos havia adultos olhando, e atos extremos podiam gerar consequências – como, por exemplo, o bloqueio de Donald Trump após incentivos aos atos antidemocráticos de 6.jan.2021 em Washington DC.

Mas, agora, a extrema direita pode fazer o que quiser no X porque o dono da plataforma, Elon Musk, vai deixar. A bola é dele.

No Twitter, até 2022, posts e perfis com esses tipos de absurdo eram monitorados e moderados. Nesse momento, eles têm milhares de retweets e são bombados por selos azuis pagos que têm seu conteúdo artificialmente amplificado (pay for play). Já era o caso em 2023, mas foi oficialmente normalizado agora que ele ganhou.

Claro que não foi o X sozinho que elegeu Trump. Há uma grande máquina de propaganda por trás que gastou bilhões de dólares em campanha e anúncios de TV. Mas a forma como Musk transformou a plataforma em um canal publicitário de sua preferência política deu um empurrão brutal no presidente-eleito.

E nós, jornalistas e pesquisadores, não temos sequer acesso para monitorar o que rola lá dentro, após todos os esforços de Musk para fechar a API e quaisquer outras rotas que nos permitiam ver o que se fala na plataforma.

Muitos jornalistas e personalidades, apegados às vaidades do número de seguidores que conquistaram por lá, se recusam a sair de um lugar que não quer mais saber de fatos e notícias. É difícil mesmo desapegar, mas será que é tão difícil assim?

Seja como forma, prepare-se para ver essa plataforma mainstream servir como uma mangueira de chorume em cima de todo mundo que continuar por lá, tudo dentro dos termos de uso.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

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