Globo, Folha e outros veículos de imprensa brasileiros comeram de colherada a fake news de que uma festa de casamento do bilionário Jeff Bezos, um dos sujeitos mais ricos do mundo, custaria US$600 milhões (+R$3,5 bilhões).
O boato sobre um dos maiores acionistas da Amazon foi originado pelo tabloide britânico Daily Mail, adepto do click-bait e de forçar a barra com qualquer assunto. A pseudo informação também foi reproduzida pelo Daily Beast. Ambas as publicações tiveram que corrigir seus textos originais.
Grandes veículos nos EUA, como New York Times, Wall Street Journal e Washington Post não conseguiram verificar a informação e não morderam a isca.
Já alguns grandes veículos brasileiros replicaram o método de checagem de perfis de fofocas (tipo o Choquei) – ou seja, não verificaram nada.
Até as 10h54 desta segunda-feira (23.dez.2024), mais de 23h após o próprio Bezos ter desmentido o boato, a nota do Globo, da Folha e dos veículos citados abaixo ainda não havia sido corrigida.
"Tudo isso é completamente falso - nada disso está acontecendo. O velho ditado 'não acredite em tudo que você lê' é ainda mais verdadeiro hoje do que jamais foi", disse Bezos em seu perfil oficial no X.
O site F5, da Folha de S.Paulo, inclusive, chegou a publicar a mentira 7 horas depois de Bezos tê-la desmentido (o F5 publicou seu click-bait às 18h17, enquanto o desmentido de Bezos aconteceu 11h07 da manhã).
Outros veículos que compraram a mentira pelo valor de face depois do desmentido (e ainda não haviam corrigido até a publicação desta nota), incluem Terra, DCM, Brasil247 e NSC (maior site de notícias de Florianópolis).
A expectativa é de que eles tenham arrecadado alguns centavos com Google Ads.

