A confiança das pessoas no jornalismo brasileiro em 2025 é a pior em uma década, à medida que o consumo de notícias tem caído em geral e redes sociais se consolidaram como um lugar para consumir informação noticiosa.
De acordo com o mais recente relatório Digital News Report, do Reuters Institute, considerado um dos principais estudos sobre jornalismo digital do mundo, o nível de confiança dos brasileiros no jornalismo está no menor patamar desde 2015, com apenas 42% das pessoas com acesso à internet no Brasil relatando alguma confiança no noticiário.
Vale notar que o estudo leva em consideração, principalmente, grandes veículos de comunicação, que atingem milhões de pessoas, como Band, Folha e Globo, entre outros. O chamado jornalismo independente – pequenas iniciativas que não possuem um grande grupo econômico por trás, tipo nós do Núcleo – não aparece na pesquisa.
As redes sociais foram apontadas como a principal fonte de notícias dos entrevistados. YouTube (37%), Instagram (37%) e WhatsApp (36%) lideram essa lista, seguidos de Facebook (28%), TikTok (18%) e X (9%).
Essa proporção dos que preferem acessar notícias via redes sociais significa que, em vista da menor intermediação de profissionais, as pessoas estão mais sujeitas a se deparar, compartilhar e tomar decisões baseadas em informações não verificadas, descontextualizadas ou mentirosas.