Pular para o conteúdo

Confiança em jornalismo no Brasil é a pior em uma década

Dados mais recentes do Reuters Institute mostram que apenas 42% das pessoas com acesso à internet confiam em grandes veículos de notícia

Confiança em jornalismo no Brasil é a pior em uma década
Arte: Rodolfo Almeida

A confiança das pessoas no jornalismo brasileiro em 2025 é a pior em uma década, à medida que o consumo de notícias tem caído em geral e redes sociais se consolidaram como um lugar para consumir informação noticiosa.

De acordo com o mais recente relatório Digital News Report, do Reuters Institute, considerado um dos principais estudos sobre jornalismo digital do mundo, o nível de confiança dos brasileiros no jornalismo está no menor patamar desde 2015, com apenas 42% das pessoas com acesso à internet no Brasil relatando alguma confiança no noticiário.

Vale notar que o estudo leva em consideração, principalmente, grandes veículos de comunicação, que atingem milhões de pessoas, como Band, Folha e Globo, entre outros. O chamado jornalismo independente – pequenas iniciativas que não possuem um grande grupo econômico por trás, tipo nós do Núcleo – não aparece na pesquisa.

Gráfico Interativo

As redes sociais foram apontadas como a principal fonte de notícias dos entrevistados. YouTube (37%), Instagram (37%) e WhatsApp (36%) lideram essa lista, seguidos de Facebook (28%), TikTok (18%) e X (9%).

Essa proporção dos que preferem acessar notícias via redes sociais significa que, em vista da menor intermediação de profissionais, as pessoas estão mais sujeitas a se deparar, compartilhar e tomar decisões baseadas em informações não verificadas, descontextualizadas ou mentirosas.

🔎
A pesquisa no Brasil considerou 2.006 entrevistados. Estatisticamente as respostas são consideradas representativas da população com acesso à internet (84% da população total), pois foram pesadas em cima de dados do censo, considerando fatores como idade, gênero, região e educação. Leia a metodologia aqui.

Conheça quem liderou essa pauta

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Linha Fina

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Chantagem com dados

Chantagem com dados