A queda do X e o baque na divulgação científica

Uma newsletter diária de curadoria feita pela equipe do Núcleo com links legais sobre tecnologia, internet, redes sociais
Receba nossas newsletters

É de graça. Só tem coisa fina, você vai curtir!

Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Gen Z-ers Are Computer Whizzes. Just Don’t Ask Them to Type. (MSN, via WSJ)

A geração Z respondeu um retumbante 'não' pra pergunta que apresentou os millenials a internet. "Oi, quer tc?" [Lucas Lago]


Brazil’s ban on X: how scientists are coping with the cutoff
Some are pivoting to alternative social-media platforms and scrambling to rebuild their networks.

Alguns cientistas e divulgadores de ciência estão lamentado o bloqueio do X e, consequentemente, da comunidade que construíram, enquanto outros estão indo para outras plataformas. Reportagem interessante da nossa Meghie Rodrigues pra Nature. [Sérgio Spagnuolo]


Secom de Bolsonaro foi a que mais fez repasses ao X desde 2015
O governo federal gastou R$ 26,3 milhões com campanhas publicitárias no Twitter (hoje X), desde 2015. Quase metade deste valor foi pago nos quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro (PL).O que aconteceuSob Bolsonaro, a Secom (Secretaria de Comunicação So

Governo Bolsonaro gastou mais de R$ 10 milhões com campanhas publicitárias no X (antigo Twitter), segundo uma reportagem nova do UOL. Série histórica de dados foram informados ao STF. [Sofia Schurig]


Jornalismo não deve usar linguagem da extrema direita, diz Fabiana Moraes
Em entrevista sobre novo livro, jornalista reflete sobre importância de comunicação eficaz em tempos de polarização

Nós, jornalistas, estamos aprendendo sobre como lidar com o discurso extremista nas redes sociais. Em época de eleições, esse desafio toma outra dimensão quando precisamos entrevistar candidatos que não estão interessados no debate, e sim, em criar cortes de vídeo para viralizar nas redes. Nesta entrevista, Fabiana Moraes defende que o jornalismo não deve adotar a linguagem da extrema direita e propõe caminhos alternativos para lidarmos com esse novo (nem tão novo assim) momento. [Milena Giacomini]

Gerenciamento de tempo: organize seu dia, transforme seu trabalho e aumente a produtividade com dicas da neurociência para ter mais foco
Neurocientista dá dicas de como melhorar sua eficiência diária, agendando tarefas de acordo com seu estado mental

"Hyperefficient: Optimize Your Brain to Transform the Way You Work", livro da neurocientista Mithu Storoni, argumenta que conhecer o funcionamento do seu cérebro pode ser um forte aliado na sua produtividade. Segundo ela, o cérebro atinge seu pico de foco por volta das 9h ou 10h até 13h ou 14h, e depois novamente das 15h ou 16h até às 20h ou 22h. Ela sugere que esses são os melhores momentos para realizar tarefas que exigem alta concentração. Além disso, uma das formas de organizar a sua rotina de trabalho é separá-lo em blocos de 90 minutos, com intervalos de 10 a 20 minutos para limpar a mente e se reconcentrar. [Milena Giacomini]


Os russos estão perdendo acesso ao YouTube, à medida que o governo de Putin endurece medidas contra liberdade de expressão no país, mais de dois anos após o início da guerra com a Ucrânia. Há temores de que o Telegram também seja bloqueado no país. [Sérgio Spagnuolo]


A.I. Can Now Create Lifelike Videos. Can You Tell What’s Real?
Test your understanding of A.I. in this quiz.

Interessante esse quiz que pede para o leitor identificar o que é feito por inteligência artificial ou não. Eu tirei 70% (alguns realmente enganam bem). [Sérgio Spagnuolo]

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!