Pular para o conteúdo

Trump vs. Google

Uma newsletter diária de curadoria feita pela equipe do Núcleo com links legais sobre tecnologia, internet, redes sociais

Trump vs. Google
Roblox details two new safety policies for protecting children
Roblox is implementing new safety policies intended to better protect the platform’s young users.

O Roblox vai implementar novas mecânicas de proteção à crianças e restringir parte do conteúdo da plataforma para jogadores abaixo de 13 anos. As novidades são uma resposta da empresa às constantes críticas sobre segurança de usuários mais jovens. [Alexandre Orrico]


Austrália quer lei para proibir menores de 16 anos de usar redes sociais
A Austrália proibirá por lei o acesso de menores de 16 anos às redes sociais, anunciou nesta quinta-feira (7) o primeiro-ministro Anthony Albanese, prometendo agir contra empresas de tecnologia que não protejam adequadamente os jovens usuários.Platafor

O primeiro-ministro Anthony Albanese disse que o país proibirá por lei o acesso de menores de 16 anos às redes sociais. As próprias plataformas serão responsáveis por implementar e fiscalizar as restrições. [Alexandre Orrico]


Fate of Google’s search empire could rest in Trump’s hands
Trump may sway DOJ away from breaking up Google.

Trump foi bastante crítico ao Google durante a campanha, mas parece ter opiniões conflitantes sobre a ideia de rachar a empresa em múltiplas partes para acabar com o monopólio no setor de buscas. [Alexandre Orrico]


Bets: Contrato de Felipe Prior revela que influenciadores ganham conforme o prejuízo de apostadores | Intercept Brasil
Conseguimos um documento que mostra um detalhe sórdido no mercado dos apostadores: quanto mais você perde, mais os influenciadores ganham. E o pior: não é um caso isolado.

A repórter Laís Martins teve acesso a um contrato de publicidade do ex-BBB Felipe Pior para uma bet e revelou uma cláusula para aumentar os ganhos de influenciadores: ele receberia 15% do valor perdido pelos apostadores cadastrados por sua indicação. Ou seja, ele indica a casa de apostas, os seguidores perdem dinheiro e o influenciador lucra. A estratégia parece ser uma prática do setor. [Jade Drummond]


The Vatican’s Anime Mascot Is Now an AI Porn Sensation
AI and Rule 34 have inevitably turned the Catholic Church’s cute Luce mascot into very graphic pornography.

O Vaticano revelou na semana passada sua nova mascote, uma menina cristã em estilo anime chamada Luce. A internet *já* está cheia de imagens pornográficas dela criadas por AI. É só essa a nota mesmo. [Rodolfo Almeida]

Tags: Mosaico
Alexandre Orrico

Alexandre Orrico

Editor-fundador do Núcleo Jornalismo. Foi também gerente de comunidades no Brasil do ICFJ de 2021 a 2023. Já passou pela editoria de tecnologia da Folha de S.Paulo e foi editor do BuzzFeed Brasil.

Todos os artigos
Jade Drummond

Jade Drummond

Jornalista e especialista em criação e produção de conteúdo digital. Responsável pela operação do Núcleo Jornalismo e alinhamento entre todas as as equipes. Foi fellow do ICFJ Emerging Media Leaders.

Todos os artigos
Rodolfo Almeida

Rodolfo Almeida

Rodolfo Almeida é jornalista visual. Graduado em Jornalismo pela PUC-SP e Mestre em design pela UFRJ, é membro do LabVis-UFRJ. No Núcleo, é responsável por materiais e reportagens visuais e gráficos.

Todos os artigos

Mais em Mosaico

Ver tudo
Golpe da raspadinha

Golpe da raspadinha

Bolsonaro 🤝 Big Techs

Bolsonaro 🤝 Big Techs

Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo

Mais de Alexandre Orrico

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo

IA é uma bolha

IA é uma bolha