Pular para o conteúdo

Pelo jeito, Google prepara mais lapada no jornalismo

Segundo imprensa especializada, Big Tech começou a testar resumos de IA em sua ferramenta Discover, grande fonte de cliques para veículos jornalísticos

Pelo jeito, Google prepara mais lapada no jornalismo
💡
Raio-X é uma editoria de análise opinativa sobre tecnologia e internet.

O Google começou a testar um recurso que usa inteligência artificial para resumir artigos de veículos de notícia que aparecem no Discover, algo que tem o potencial de reduzir drasticamente a audiência que chega a esses sites por meio de sua ferramenta de recomendação.

Segundo sites especializado dos EUA, como PC Mag, 9to5Google e Android Police, a empresa começou a testar esses resumos nos sistemas Android e IOs. A informação parece ter sido originada pela observação de um usuário do X e não pode ser verificada pelo Núcleo, mas é comum que em fases de testes apenas alguns poucos usuários tenham acesso a novos recursos.

Caso confirmada a implementação mais ampla desses resumos no Discover, o Google poderá despencar ainda mais como fonte de referência para muitos veículos de notícia que dependem da ferramenta de recomendação da empresa – considerada um "canhão" de audiência.

Em jun.2025, a empresa já estava mostrando resumos em bullet points para alguns artigos do Discover, segundo o site NiemanLab.

Há anos o Google se posiciona para o mercado de mídia como uma grande fonte de cliques para sites de notícias, o que levou muitas organizações a investirem tempo e recursos para se adaptar aos padrões e produtos da Big Tech a fim de ganharem mais audiência.

Em mai.2024, o Google anunciou o AI Overview, um recurso que permite sumarizar o resultado de buscas feitas por seu mecanismo. Segundo estudo publicado em abr.2025, quando uma dessas respostas automáticas é mostrada o número de cliques em links de referência cai 34,5%.

Um ano depois, em mai.2025, durante sua conferência I/O, a empresa anunciou que sua própria barra de buscas havia virado basicamente um chatbot de IA, potencializando ainda mais a geração de respostas sintéticas em detrimento da referência de audiência para outros sites.

Novo recurso de IA do Google é um canhão que vai acertar todo mundo
A chegada oficial de conteúdo sintético direto ao produto digital mais usado do mundo terá efeitos ainda imprevisíveis no mercado
Imagem obtida via 9to5Google, neste link

Tags: Raio-X Google
Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Raio-X

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo