O Google começou a testar um recurso que usa inteligência artificial para resumir artigos de veículos de notícia que aparecem no Discover, algo que tem o potencial de reduzir drasticamente a audiência que chega a esses sites por meio de sua ferramenta de recomendação.
Segundo sites especializado dos EUA, como PC Mag, 9to5Google e Android Police, a empresa começou a testar esses resumos nos sistemas Android e IOs. A informação parece ter sido originada pela observação de um usuário do X e não pode ser verificada pelo Núcleo, mas é comum que em fases de testes apenas alguns poucos usuários tenham acesso a novos recursos.
Caso confirmada a implementação mais ampla desses resumos no Discover, o Google poderá despencar ainda mais como fonte de referência para muitos veículos de notícia que dependem da ferramenta de recomendação da empresa – considerada um "canhão" de audiência.
Em jun.2025, a empresa já estava mostrando resumos em bullet points para alguns artigos do Discover, segundo o site NiemanLab.
Há anos o Google se posiciona para o mercado de mídia como uma grande fonte de cliques para sites de notícias, o que levou muitas organizações a investirem tempo e recursos para se adaptar aos padrões e produtos da Big Tech a fim de ganharem mais audiência.
Gosta de entender melhor a tecnologia?
Ajude o Núcleo a continuar publicando análises críticas, assine por R$10 e receba vantagens exclusivas.
Em mai.2024, o Google anunciou o AI Overview, um recurso que permite sumarizar o resultado de buscas feitas por seu mecanismo. Segundo estudo publicado em abr.2025, quando uma dessas respostas automáticas é mostrada o número de cliques em links de referência cai 34,5%.
Um ano depois, em mai.2025, durante sua conferência I/O, a empresa anunciou que sua própria barra de buscas havia virado basicamente um chatbot de IA, potencializando ainda mais a geração de respostas sintéticas em detrimento da referência de audiência para outros sites.

