Pular para o conteúdo

Estão pasmos com o ChatGPT, a IA que conversa

A ferramenta, que chegou a 1 milhão de usuários em apenas cinco dias, responde a perguntas, entende o contexto, cria qualquer tipo de texto e até escreve códigos de linguagem de programação

Estão pasmos com o ChatGPT, a IA que conversa

O ChatGPT é uma inteligência artificial otimizada para o diálogo.

Dito assim não parece grande coisa, mas as pessoas estão muito impressionadas. E com razão. "Vai substituir o Google", estão dizendo. E pode ser muito mais do que isso. Sério!

@vitao.crypto Esse aplicativo pode REVOLUCIONAR a Internet 🚨🚨🚨 #criptomoedas #chatgpt #inteligenciaartificial #investimentos #lifehack #rendaextra #enem #estudante #bitcoin #crypto ♬ Halloween Theme Song - Ultimate Halloween Bash

Ele foi criado pela OpenAI, uma empresa de pesquisa de ciência da computação. Trata-se da mesma organização responsável pelo GPT (sobre o qual já falamos aqui), capaz de redigir um texto inteiro a partir de uma frase escrita pelo usuário.

O ChatGPT consegue fazer a mesma coisa, mas com a capacidade extra do diálogo, que faz muita diferença. Em fase de testes, ele pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa: é só criar uma conta.

Passei algumas horas brincando com ele nos últimos dias, sempre em português (sim, ele entende português!). Pedi para gerar receitas, poemas, letras de música, ideias de vídeo, textos jornalísticos, fábulas com moral da história... Os resultados, mesmo quando ruins ou bobos, são sempre interessantes.

Terceirizei a ele o título e a chamada para este post. Apesar de eu não ter aproveitado nenhuma das opções que ele deu, trata-se um bom exemplo da compreensão que o ChatGPT tem do contexto em uma conversa:

Reprodução / ChatGPT

Desenvolvedores estão usando a ferramenta para otimizar e criar código.

Já o economista Leonardo Monasterio perguntou se um carro pica e um Celta 2012, ambos a 80 km/h, ficam um ao lado do outro, e...

Reprodução / Twitter / ChatGPT

Sobre futebol, a inteligência artificial parece estar mal informada (este texto está sendo escrito por um redator palmeirense absolutamente imparcial).

Uma das limitações do ChatGPT é ter sido alimentado com informações de até 2021. A própria inteligência artificial conta isso naquela que provavelmente foi sua primeira entrevista para a televisão, na BBC (em inglês):

Em cinco dias, o ChatGPT chegou a 1 milhão de usuários, marca que o Facebook, por exemplo, demorou dez meses para atingir.

Como eu disse lá em cima, o ChatGPT pode ser usado gratuitamente nesta fase de testes. Vamos aproveitar enquanto ele não rouba o emprego de todos nós. Um abraço!

Conheça quem liderou essa pauta

Rafael Capanema

Rafael Capanema

Redator e jornalista. Foi repórter de tecnologia da Folha de S.Paulo, redator do BuzzFeed Brasil, blogueiro do UOL, colunista de humor da Folha e redator das redes sociais da Netflix Brasil.

Todos os artigos

Mais em Garimpo

Ver tudo

Mais de Rafael Capanema

Ver tudo