Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A inteligência artificial criada pela OpenAI, uma organização de pesquisa de ciência de computação sem fins lucrativos, é capaz de redigir um texto inteiro a partir de uma frase escrita pelo usuário.

A ferramenta, chamada de GPT-2, foi projetada para gerar textos coerentes e sem sentido, e os pesquisadores acreditam que ela pode ser usada para criar textos automatizados, como notícias falsas ou propaganda.

A OpenAI não publicou o código-fonte da IA, porque teme que ela seja usada para fins maliciosos.

***

Os três parágrafos acima não foram escritos por mim, e sim pela própria inteligência artificial (IA) mencionada no texto. Juro, olha:

Reprodução / OpenAI

A ferramenta, chamada GPT (Generative Pre-Training Transformer, algo como "transformador generativo pré-treinado") está na terceira versão e é desenvolvida pelo laboratório de inteligência artificial OpenAI, o mesmo que criou o DALL·E, que gera imagens a partir de qualquer coisa que você digitar.

Para gerar um texto, basta escrever uma frase breve com o mote, em português mesmo, escolher o tamanho máximo (maximum length) do texto e apertar Submit (enviar). O resultado aparece na sequência, grifado em verde:

Para brincar, você precisa criar uma conta no site e escolher o motivo do seu interesse. Aparentemente, você tem mais chances de ser aceito se selecionar "personal use" (uso pessoal).

OpenAI API
An API for accessing new AI models developed by OpenAI

A IA é capaz de escrever em vários formatos: notícia, diálogo, prosa, até... fanfic erótica. Será que todos nós que trabalhamos com palavras seremos em breve substituídos por robôs?

É provável! Mas, por enquanto, pelo menos, os poetas parecem estar a salvo:

Reprodução / OpenAI
Twitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.