YouTube limita conta do TCU após uso de conteúdo de terceiros

Suspensão forçou Tribunal a cancelar sessões desta terça-feira, que precisam ser transmitidas virtualmente

O Tribunal de Contas da União (TCU) teve que cancelar as sessões desta terça-feira após sua conta no YouTube ter sido punida pela plataforma e impedida de fazer lives.

O ministro Bruno Dantas, que é vice-presidente do TCU, usou seu Twitter para denunciar a suspensão, que ele considerou grave. O órgão de controle das contas públicas utiliza a plataforma de vídeos do Google para publicizar seus julgamentos.

O YouTube informou ao Núcleo via nota por email que o canal do TCU teve seus recursos limitados por "exibir conteúdo de terceiros em transmissões ao vivo", dando a entender que foi uma questão de direitos autorais. Assim, o canal ficou impedido de fazer lives.

Veja a nota na íntegra:

“O canal do Tribunal de Contas da União recebeu um alerta em 7 de maio de 2021 e um aviso (ou strike) em 27 de janeiro por exibir conteúdo de terceiros em transmissões ao vivo nas duas ocasiões. Com um aviso vigente, o canal fica impedido de utilizar alguns recursos do YouTube, entre eles fazer transmissões ao vivo. Estamos em contato com a equipe do TCU para dar todo o suporte necessário.”

Na noite desta terça-feira, a conta oficial do TCU no Twitter anunciou que, por problemas técnicos, a sessão de quarta-feira não será transmitida pelo YouTube e sim pelo Microsoft Teams.

O canal do tribunal ainda estava ativo no YouTube, mas é possível que a conta tenha ficado suspensa de subir novos vídeos ou realizar transmissões ao vivo.

No site oficial do TCU havia link para um canal aparentemente alternativo, com apenas 41 seguidores e um vídeo publicado (de 1º.fev.2021), criado em março de 2020.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Texto atualizado as 8h53 de 2.fev.2022 para acrescentar posicionamento e explicação do YouTube. O título e o primeiro parágrafo foram alterados.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca