Meta anuncia canal de denúncias dedicado ao TSE

Canal faz parte de acordo entre TSE e plataformas para combate à desinformação durante as eleições #NúcleoNasEleições

A Meta anunciou nesta terça-feira (15.fev) que Facebook e Instagram terão um canal de denúncia específico para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), parte do acordo de colaboração estabelecido entre a autoridade eleitoral e plataformas de redes sociais para as eleições de 2022.

Segundo nota publicada pela Meta, denúncias feitas pelo TSE serão analisadas pela empresa e "se o conteúdo reportado violar as políticas das plataformas, será removido". A empresa acrescentou que o escopo e funcionamento do canal ainda serão definidos pelas partes.


É importante porque...
  • Redes sociais tiveram um papel crucial nos últimos ciclos eleitorais, em especial nas eleições de 2018.
  • Autoridades eleitorais, como o TSE, só conseguem atuar até certo ponto e precisam do auxílio das plataformas.

O acordo da Meta com o TSE, que é parte dos esforços da plataforma de combate à desinformação "para garantir a integridade do processo eleitoral brasileiro", prevê ainda outras ações:

  • Rótulos em posts sobre eleições: desde dezembro a empresa está aplicando rótulos que levam ao site da Justiça Eleitoral em posts de Instagram e Facebook que tratam de eleições;
  • Lembrete no feed sobre dia da votação: pessoas maiores de 16 anos verão um lembrete em seu feed sobre os dias de votação;
  • Treinamentos a autoridades eleitorais: Servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) poderão participar de seminários promovidos pela Meta sobre as medidas de combate à desinformação adotada pela empresa;
  • Auxílio ao TSE para acessar a API da Biblioteca de Anúncios: A Meta auxiliará o TSE a acessar a API da Biblioteca de Anúncios do Facebook, através da qual terão acesso completo aos dados sobre anúncios eleitorais.

O Instagram lançará uma versão atualizada do  “Guia de Mulheres na Política”, que tem como objetivo encorajar a participação feminina na política. O TSE ajudará a divulgar e distribuir o conteúdo.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca