Meta, Google, Mercado Livre e Twitter manifestam preocupação com PL das fake news

Em carta aberta, as quatro gigantes afirmam que o texto do PL “representa uma potencial ameaça para a Internet livre”.

Meta, Google, Mercado Livre e Twitter divulgaram, nesta quarta (24.fev), uma carta aberta criticando o projeto de lei 2630/2020, o chamado PL das Fake News. No texto, as quatro empresas dizem que o PL deixou de tratar de fake news e que “passou a representar uma potencial ameaça para a Internet livre, democrática e aberta que conhecemos hoje”.

A carta lista os principais riscos que o texto atual traz:

  • Restringir o acesso das pessoas a fontes diversas e plurais de informação;
  • Desestimular as plataformas a tomar medidas para manter um ambiente saudável online; e
  • Causar um impacto negativo em milhões de pequenos e médios negócios que buscam se conectar com seus consumidores por meio de anúncios e serviços digitais.

As quatro empresas também criticam previsão genérica do PL que obriga as redes sociais a remunerarem veículos jornalísticos: “Isso pode acabar favorecendo apenas os grandes e tradicionais veículos de mídia, prejudicando o jornalismo local e independente, e limitando o acesso das pessoas a fontes diversificadas de informação.”

Em novembro de 2021, nove entidades que representam empresas de mídia e jornais assinaram outra carta aberta contra esse mesmo dispositivo do PL. Via Fenaj.

O PL das fake news deve ser votado em breve na Câmara dos Deputados, no que depender da vontade do presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL). No dia 15 de fevereiro, ele afirmou que o Plenário poderá votar o requerimento de urgência a qualquer momento.

Via G1, Propmark, Câmara dos Deputados/YouTube.



Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca