Twitter atribuiu a usuários denúncias que nunca fizeram

Dezenas de usuários reclamam que Twitter enviou email notificando sobre denúncias de outros perfis

RESUMO: Ao longo da última semana diversos usuários do Twitter relataram ter recebido emails oficiais da plataforma notificando-os sobre denúncias que eles teriam feito a partir de suas contas. O problema é que estes usuários alegam nunca ter denunciado os perfis mencionados pelo Twitter. Nos últimos dias, dezenas de usuarios relataram ter recebido um email que indicava que eles teriam denunciado a conta do Sleeping Giants Brasil e outros perfis.

O QUE ROLOU? Usuários relataram ter recebido um email padrão do suporte do Twitter (mais precisamente do endereço notify@twitter.com) dizendo que a conta denunciada por eles não viola as políticas da empresa e sugerindo outras ações que podem ser tomadas. Nada fora do comum nesse procedimento, tirando o fato de que, pelo relato dos usuários, não houve denúncia.

UM EXEMPLO: Em 26 de março, a conta Brasil Para Lerdos, paródia da produtora conservadora Brasil Paralelo, também teve tweets denunciados por pessoas que negaram seu envolvimento.

POR QUE IMPORTA? Os relatos acendem um alerta sobre a segurança da plataforma. Um dos usuários que relatou o ocorrido confirmou ao Núcleo que possui autenticação em dois fatores em sua conta, o que torna difícil que sua conta tenha sido invadida.

O QUE MAIS? Há um padrão nas contas que relataram ter recebido esse email da denúncia. Todas pertencem a figuras críticas ao atual governo. Ao buscar no Twitter,  Núcleo não encontrou reclamações similares em contas que apoiam o governo.

O Núcleo entrou em contato com o Twitter e aguarda resposta.

Texto Laís Martins
Colaboração Lucas Lago
Edição Sérgio Spagnuolo


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca