O Orkut.com vai voltar – ou pelo menos é isso o que diz uma mensagem publicada no endereço da saudosa(?) rede social. E justo no momento em que o Twitter cai nas mãos de um bilionário excêntrico! Bom demais para ser verdade, né? Talvez seja isso mesmo. Talvez não. Ainda não sabemos.
Não é o primeiro “retorno” do Orkut. Desde que o serviço foi encerrado, em setembro de 2014, vez ou outra alguém decide ressuscitá-lo. Em nenhuma dessas tentativas, porém, Orkut Büyükkökten, o pai do Orkut, esteve envolvido.
O Núcleo está tentando contato com Orkut para saber se o Orkut vai voltar mesmo (você entendeu). Enquanto isso, sugerimos cautela, por dois motivos:
- Chama a atenção o fato de a URL do Orkut.com não usar o protocolo HTTPS, algo básico de segurança e sinal de amadorismo.
- O próprio Orkut não se manifestou em lugar algum, nem na imprensa, nem em suas redes sociais pessoais.
Por outro lado, pesa o fato de que a Hello, a rede social que Orkut (pessoa) lançou em 2016, bateu as botas e, em seu lugar, deixou uma mensagem enigmática que pode ter relação com o Orkut (site):
Não é um adeus, é só um nos vemos em breve.
Estamos pausando as operações do hello enquanto preparamos algo ainda melhor. Somos extremamente gratos pela sua trajetória com o hello e por ser parte desta comunidade, e gostaríamos de te agradecer por ter feito o hello um lugar especial. Obrigado pela sua autenticidade.