Uber corta gastos em marketing e desacelera contratações

Em um e-mail enviado aos funcionários, Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, avisou que irá cortar gastos.

Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, enviou um e-mail no domingo (8.mai) a todos os funcionários da empresa para avisar que vai segurar gastos e limitar contratações.

O QUE ROLOU? Na mensagem, Dara disse que as novas diretrizes foram impostas por uma “mudança sísmica” nos mercados, o que demanda que a Uber reaja de acordo.

DOEU. Na prática, a Uber vai reduzir os gastos com marketing e incentivos (adeus, cupons) e limitar as contratações, que agora passam a ser encaradas como privilégios. “Seremos ainda mais rigorosos com cortes de custos em todas as áreas”, escreveu o CEO.

POR QUÊ? As empresas de tecnologia têm sofrido nas bolsas norte-americanas. O receio de que a era de dinheiro barato chegou ao fim tem afastado os investidores do setor, o que se traduz em quedas generalizada.

Segundo a CNBC, a Nasdaq bateu cinco semanas consecutivas de baixas, algo que não acontecia desde 2012. Nesta segunda (9.mai), as maiores empresas de tecnologia perderam, juntas, mais de US$ 1 trilhão em valor de mercado. Só a Apple, a maior delas, desvalorizou US$ 220 bilhões.

A Uber não passa incólume por essa “mudança sísmica”, como definiu Dara. Embora os números da empresa já tenham voltado ao patamar pré-pandemia, ela ainda sangra dinheiro e também sofre com a debandada dos investidores. Em 2022, os papéis da Uber acumulam uma desvalorização de mais de 40%.

NOVA META. Dara também informou aos funcionários que a Uber focará, agora, em gerar caixa. Até então, a meta era fechar com o EBTIDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – uma métrica de geração de caixa) ajustado positivo — um malabarismo contábil para fechar as contas no azul.

Via CNBC (2), em inglês.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca