No Facebook, alcance de posts com link cresceu (um pouco)

Visualização de posts contendo links externos chegou a 16,2% nos primeiros três meses de 2022. Há um ano era de 12,9%.
No Facebook, alcance de posts com link cresceu (um pouco)
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

O Facebook divulgou nesta terça-feira (17.mai) seu mais recente relatório sobre o conteúdo mais popular na plataforma nos Estados Unidos – que serve também como um indicativo para o resto do mundo.

PRINCIPAL SACADA. Um dos principais destaques (segundo os jornalistas do Núcleo, pelo menos) foi o aumento na visualização de posts contendo links externos à plataforma, que subiu de 14,6% no quarto trimestre de 2021 para 16,2% nos primeiros três meses de 2022.

A melhora tem sido contínua: no terceiro trimestre de 2021, esse alcance foi de 13,5% e, no trimestre anterior, 12,9%.

A limitação de alcance orgânico de posts com links que levam pra fora da plataforma é motivo de debate há anos, especialmente entre empresas de conteúdo e iniciativas de jornalismo. Links externos também ajudam a evitar que as pessoas fiquem imersas em bolhas de comunidades nas redes.

DOMÍNIOS MAIS VISTOS. No primeiro trimestre de 2022, os 20 domínios mais vistos no Facebook representavam 2% de todas as visualizações de conteúdo na plataforma.

A empresa também alterou a metodologia de contagem de visualização de links, mudança que estará refletida no próximo relatório de transparência. A partir de agora, para ser contabilizado como visualizado, o link precisa trazer um preview.

  • Na métrica antiga, Youtube e TikTok aparecem em 1º e 2º lugar e GoFundMe, um site de arrecadação de fundos, aparece em 3º.
  • Na métrica nova, YouTube continua em primeiro lugar, mas o TikTok caiu para 4º.

LINKS MAIS VISTOS. No mesmo período, os 20 links mais vistos no Facebook representavam 0,1% de todas as visualizações de conteúdo na plataforma.

Dois links nesse Top 20 foram bloqueados por violar a política de comportamento inautêntico do FB. Segundo nota no relatório, as pessoas por trás do domínio "usavam táticas de spam para enganar pessoas e atraí-las ao seu site. Conteúdos com link para esse domínio não poderão mais ser criados no Facebook".

Num call com a imprensa mais cedo, a head de Integridade no Facebook, Anna Stepanov disse: "No último trimestre, vimos a qualidade do engajamento nos nossos posts melhorar, mas ainda vimos alguns links de baixa qualidade terem ampla distribuição. Nós continuaremos a testar soluções alternativas para reduzir "bait" de engajamento e outros conteúdos problemáticos no feed".

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!