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O Facebook divulgou nesta terça-feira (17.mai) seu mais recente relatório sobre o conteúdo mais popular na plataforma nos Estados Unidos – que serve também como um indicativo para o resto do mundo.
PRINCIPAL SACADA. Um dos principais destaques (segundo os jornalistas do Núcleo, pelo menos) foi o aumento na visualização de posts contendo links externos à plataforma, que subiu de 14,6%
no quarto trimestre de 2021 para 16,2%
nos primeiros três meses de 2022.
A melhora tem sido contínua: no terceiro trimestre de 2021, esse alcance foi de 13,5%
e, no trimestre anterior, 12,9%
.
A limitação de alcance orgânico de posts com links que levam pra fora da plataforma é motivo de debate há anos, especialmente entre empresas de conteúdo e iniciativas de jornalismo. Links externos também ajudam a evitar que as pessoas fiquem imersas em bolhas de comunidades nas redes.
DOMÍNIOS MAIS VISTOS. No primeiro trimestre de 2022, os 20 domínios mais vistos no Facebook representavam 2%
de todas as visualizações de conteúdo na plataforma.
A empresa também alterou a metodologia de contagem de visualização de links, mudança que estará refletida no próximo relatório de transparência. A partir de agora, para ser contabilizado como visualizado, o link precisa trazer um preview.
- Na métrica antiga, Youtube e TikTok aparecem em 1º e 2º lugar e GoFundMe, um site de arrecadação de fundos, aparece em 3º.
- Na métrica nova, YouTube continua em primeiro lugar, mas o TikTok caiu para 4º.
LINKS MAIS VISTOS. No mesmo período, os 20 links mais vistos no Facebook representavam 0,1%
de todas as visualizações de conteúdo na plataforma.
Dois links nesse Top 20 foram bloqueados por violar a política de comportamento inautêntico do FB. Segundo nota no relatório, as pessoas por trás do domínio "usavam táticas de spam para enganar pessoas e atraí-las ao seu site. Conteúdos com link para esse domínio não poderão mais ser criados no Facebook".
✷ Num call com a imprensa mais cedo, a head de Integridade no Facebook, Anna Stepanov disse: "No último trimestre, vimos a qualidade do engajamento nos nossos posts melhorar, mas ainda vimos alguns links de baixa qualidade terem ampla distribuição. Nós continuaremos a testar soluções alternativas para reduzir "bait" de engajamento e outros conteúdos problemáticos no feed".