A mando do STF, Meta restringiu acesso global a 21 conteúdos no 2º sem. de 2021

Número de restrições a pedido do STF é sete vezes maior que no semestre anterior; em território nacional foram quase 900 conteúdos restritos

A Meta restringiu globalmente o acesso a 21 conteúdos do Facebook e do Instagram em resposta a ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal entre junho e dezembro de 2021, informou a empresa em relatório de transparência publicado nesta terça-feira (17.mai).

No primeiro semestre do ano passado, apenas três conteúdos haviam sofrido restrição global.

CONTRARIADA. "Embora respeitemos a lei nos países nos quais operamos, nos opomos fortemente a demandas legais extraterritoriais como a que resultou nestas restrições e buscamos ativamente todas as opções para recorrer às ordens. Até o início de maio de 2022, nossos recursos ao plenário da Suprema Corte brasileira ainda estão pendentes", acrescentou a empresa.

NO BRASIL. Dentro do território brasileiro, a empresa restringiu acesso a 894 itens atendendo a pedidos de tribunais locais com relação a processos cíveis, criminais e eleitorais:

  • 539 publicações
  • 20 grupos
  • 10 perfis

QUEDA NAS RESTRIÇÕES. O número para o segundo semestre representa uma ligeira queda em relação ao semestre anterior, quando 1.992 conteúdos haviam sido tornados restritos no Brasil.

Na comparação com o 2º semestre de 2020, quando foram realizadas eleições municipais no Brasil, houve diferença significativa em relação aos 11,8 mil conteúdos restringidos dentro do território brasileiro.

Não foram fornecidos detalhes sobre quais conteúdos foram suprimidos. Os dados não levam em conta o WhatsApp.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca