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A Meta anunciou nesta segunda-feira (23.mai.2022) que passará a mostrar informações sobre a segmentação de anúncios de política, eleições e temas sociais no Facebook, um passo que busca trazer mais transparência e entendimento sobre como atores políticos e cívicos usam as ferramentas da empresa para falar com eleitores.
O que significa isso? Ficarão disponíveis informações sobre o número total de anúncios nesta temática que uma mesma página veiculou usando cada tipo de segmentação (como localização, dados demográficos e interesses) e o percentual de gastos com cada uma das segmentações.
- Segmentação é o que permite que a publicidade seja micro-direcionada a um público-alvo. Dados demográficos, gênero, idade e interesses são alguns exemplos de segmentação, mas é possível trabalhar com grupos ainda mais específicas a partir do cruzamento de categorias.
Acesso limitado: A partir do fim de maio, informações detalhadas sobre a segmentação de cada anúncio estarão disponíveis apenas para pesquisadores acadêmicos que integram o programa Facebook Open Research Transparency (FORT). Em julho, a Biblioteca de Anúncios, que é acessível a qualquer usuário do Facebook passará a exibir um resumo das informações acima.
Expansão de projeto-piloto: A atualização desta segunda-feira é uma expansão global de um projeto que foi pilotado nas eleições dos Estados Unidos em 2020. O anúncio é bem-vindo, já que uma das críticas direcionadas à Meta é que ferramentas introduzidas nos Estados Unidos nunca chegavam à outros países.