Meta mostrará segmentação de anúncios sobre política e temas sociais

Pesquisadores e usuários poderão ter informações sobre uso de segmentação por páginas

A Meta anunciou nesta segunda-feira (23.mai.2022) que passará a mostrar informações sobre a segmentação de anúncios de política, eleições e temas sociais no Facebook, um passo que busca trazer mais transparência e entendimento sobre como atores políticos e cívicos usam as ferramentas da empresa para falar com eleitores.

O que significa isso? Ficarão disponíveis informações sobre o número total de anúncios nesta temática que uma mesma página veiculou usando cada tipo de segmentação (como localização, dados demográficos e interesses) e o percentual de gastos com cada uma das segmentações.

  • Segmentação é o que permite que a publicidade seja micro-direcionada a um público-alvo. Dados demográficos, gênero, idade e interesses são alguns exemplos de segmentação, mas é possível trabalhar com grupos ainda mais específicas a partir do cruzamento de categorias.

Acesso limitado: A partir do fim de maio,  informações detalhadas sobre a segmentação de cada anúncio estarão disponíveis apenas para pesquisadores acadêmicos que integram o programa Facebook Open Research Transparency (FORT). Em julho, a Biblioteca de Anúncios, que é acessível a qualquer usuário do Facebook passará a exibir um resumo das informações acima.

Expansão de projeto-piloto: A atualização desta segunda-feira é uma expansão global de um projeto que foi pilotado nas eleições dos Estados Unidos em 2020. O anúncio é bem-vindo, já que uma das críticas direcionadas à Meta é que ferramentas introduzidas nos Estados Unidos nunca chegavam à outros países.

Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca