Na quinta-feira (19.mai), a Meta realizou a sua primeira conferência dedicada ao uso de mensagens nos negócios, a Conversations. O principal anúncio foi o lançamento da API na nuvem do WhatsApp.
O QUE MUDA? A API para negócios do WhatsApp não é nova, mas agora ela passa a ser baseada na nuvem e oferecida pela própria Meta, o que deve torná-la mais acessível a pequenos e médios negócios.
Esta versão na nuvem estava em testes desde novembro de 2021.
A Meta diz que a adoção da API, que no modelo antigo poderia poderia levar semanas para ser feita, agora pode ser feita em minutos, e a hospedagem em sua própria infraestrutura deve reduzir custos e acelerar a adoção de novos recursos que forem implementados na API.
NOVO 0800. O WhatsApp está assumindo o papel que já foi do telefone no relacionamento entre empresas e consumidores. Segundo a Meta, 1 bilhão de pessoas já conversam com empresas no WhatsApp toda semana.
A empresa encara esse tipo de conversas como um caminho para gerar receita dentro do WhatsApp e justificar o investimento de ~US$ 19 bilhões feito na compra dele em 2014.
ATENÇÃO. Conversas hospedadas na infraestrutura da Meta ou de parceiros não são criptografadas de ponta a ponta.
A Meta não citou esse detalhe na comunicação da Conversations, mas já emitiu o alerta no passado. Selos informativos no início das conversas com empresas avisam quando o papo não é criptografado de ponta a ponta.
O QUE VEM POR AÍ. Em paralelo à nova API na nuvem, a Meta prepara um plano pago para o WhatsApp Business, o aplicativo dedicado a pequenos negócios, segundo vazamentos divulgados pelo WABetaInfo.
Entre os recursos exclusivos estarão a criação de links personalizados e o suporte a até dez dispositivos conectados ao mesmo tempo — a versão normal do WhatsApp aguenta até quatro dispositivos.
Via Meta, TechCrunch (ambos em inglês).
WhatsApp • Manual do Usuário