Prepare-se para falar mais com empresas no WhatsApp

Novidade deverá aumentar o uso automatizado do WhatsApp por empresas.

Na quinta-feira (19.mai), a Meta realizou a sua primeira conferência dedicada ao uso de mensagens nos negócios, a Conversations. O principal anúncio foi o lançamento da API na nuvem do WhatsApp.

O QUE MUDA? A API para negócios do WhatsApp não é nova, mas agora ela passa a ser baseada na nuvem e oferecida pela própria Meta, o que deve torná-la mais acessível a pequenos e médios negócios.

Esta versão na nuvem estava em testes desde novembro de 2021.

A Meta diz que a adoção da API, que no modelo antigo poderia poderia levar semanas para ser feita, agora pode ser feita em minutos, e a hospedagem em sua própria infraestrutura deve reduzir custos e acelerar a adoção de novos recursos que forem implementados na API.

NOVO 0800. O WhatsApp está assumindo o papel que já foi do telefone no relacionamento entre empresas e consumidores. Segundo a Meta, 1 bilhão de pessoas já conversam com empresas no WhatsApp toda semana.

A empresa encara esse tipo de conversas como um caminho para gerar receita dentro do WhatsApp e justificar o investimento de ~US$ 19 bilhões feito na compra dele em 2014.

ATENÇÃO. Conversas hospedadas na infraestrutura da Meta ou de parceiros não são criptografadas de ponta a ponta.

A Meta não citou esse detalhe na comunicação da Conversations, mas já emitiu o alerta no passado. Selos informativos no início das conversas com empresas avisam quando o papo não é criptografado de ponta a ponta.

O QUE VEM POR AÍ. Em paralelo à nova API na nuvem, a Meta prepara um plano pago para o WhatsApp Business, o aplicativo dedicado a pequenos negócios, segundo vazamentos divulgados pelo WABetaInfo.

Entre os recursos exclusivos estarão a criação de links personalizados e o suporte a até dez dispositivos conectados ao mesmo tempo — a versão normal do WhatsApp aguenta até quatro dispositivos.

Via Meta, TechCrunch (ambos em inglês).


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca