Twitter paga US$ 150 milhões por uso indevido de telefone e e-mail dos usuários

Entre 2013 e 2019, dados dos usuários cedidos para aumentar a segurança das suas contas foram usados para fins publicitários.

O Twitter concordou em pagar, nos Estados Unidos, US$ 150 milhões para resolver uma disputa junto à Federal Trade Commission (FTC) a respeito do mau uso de dados dos usuários para fins publicitários.

O QUE HOUVE? Entre maio de 2013 e setembro de 2019, o Twitter usou o número de telefone e o endereço de e-mail dos usuários, cedidos para fins de segurança, para segmentar publicidade.

O telefone e o e-mail coletados por esse canal deveriam ser usados apenas para proteger a conta, o que não aconteceu no período mencionado. Esse lapso constituía uma infração legal e o descumprimento de um acordo firmado com a FTC em 2011.

QUEM MAIS? Os US$ 150 milhões que o Twitter concordou em pagar são parte da punição. Além disso, a empresa se comprometeu a melhorar suas práticas de compliance.

A Meta (ex-Facebook) também cometeu o mesmo deslize por anos. Em 2019, chegou a um acordo com a FTC e pagou US$ 5 bilhões para se livrar de maiores consequências.

Via Reuters (em inglês).

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