O Twitter concordou em pagar, nos Estados Unidos, US$ 150 milhões para resolver uma disputa junto à Federal Trade Commission (FTC) a respeito do mau uso de dados dos usuários para fins publicitários.
O QUE HOUVE? Entre maio de 2013 e setembro de 2019, o Twitter usou o número de telefone e o endereço de e-mail dos usuários, cedidos para fins de segurança, para segmentar publicidade.
O telefone e o e-mail coletados por esse canal deveriam ser usados apenas para proteger a conta, o que não aconteceu no período mencionado. Esse lapso constituía uma infração legal e o descumprimento de um acordo firmado com a FTC em 2011.
QUEM MAIS? Os US$ 150 milhões que o Twitter concordou em pagar são parte da punição. Além disso, a empresa se comprometeu a melhorar suas práticas de compliance.
A Meta (ex-Facebook) também cometeu o mesmo deslize por anos. Em 2019, chegou a um acordo com a FTC e pagou US$ 5 bilhões para se livrar de maiores consequências.
Via Reuters (em inglês).
Twitter/X