Dados de usuários do TikTok nos EUA foram acessados na China -- Buzzfeed

Prática contraria posicionamento anterior da empresa sobre quem teria acesso a essas informações

Dados privados de usuários do TikTok nos Estados Unidos foram repetidamente acessados na China ​​pela ByteDance, contrariando um posicionamento anterior da empresa sobre quem teria acesso a essas informações, de acordo com reportagem do Buzzfeed News.

O QUE ACONTECEU. O Buzzfeed diz ter tido acesso a gravações de mais de 80 reuniões internas do TikTok que comprovam a prática. Declarações de ao menos nove funcionários sugeriram que desenvolvedores chineses tiveram acesso aos dados dos EUA entre setembro de 2021 e janeiro de 2022.

CONTRADIÇÃO. Em 2020, a empresa prometeu fazer mudanças internas para impedir o banimento do aplicativo pelo ex-presidente Donald Trump.

Em outubro de 2021, um executivo do TikTok deu testemunho ao Senado dos EUA afirmando que uma equipe de segurança baseada nos EUA decidiria quem teria acesso a estes dados.

Os áudios descritos na reportagem sugerem que a empresa pode ter enganado políticos e usuários ao omitir que dados armazenados nos EUA ainda podem ser acessados por funcionários na China.

“Tudo é visto na China”, disse um membro do departamento de Confiança e Segurança do TikTok em uma reunião de setembro de 2021.

Embora o TikTok nunca tenha realmente vendido seus ativos nos EUA, a rede começou uma parceria com a empresa de nuvem Oracle.

O “Projeto Texas”, em referência à sede da Oracle, implementou novos controles que restringem o acesso a dados de usuários dos EUA. Ainda assim, as gravações pelo Buzzfeed indicam que isso não impede o acesso por funcionários chineses.

“Sinto que com essas ferramentas há algum backdoor para acessar os dados do usuário em quase todas elas, o que é exaustivo”, disse um funcionário.

RESPOSTA DO TIKTOK. Em uma declaração ao Buzzfeed, o TikTok disse:

Sabemos que estamos entre as plataformas mais examinadas do ponto de vista de segurança e pretendemos remover qualquer dúvida sobre a segurança dos dados dos usuários dos EUA. É por isso que contratamos especialistas em suas áreas, continuamente trabalhando para validar nossos padrões de segurança e trazer terceiros respeitáveis ​​e independentes para testar nossas defesas.

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!