O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, estreou sua conta oficial no TikTok nesta segunda-feira (20). No primeiro vídeo, a mulher de Lula, Rosângela da Silva, a Janja, aparece cantando o jingle "Sem medo de ser feliz" e sendo filmada pelo próprio petista, que costumava ser avesso às redes sociais.
Diversos militantes pediam a presença de Lula na rede chinesa, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, domina a cena política desde outubro de 2021. Nesta segunda-feira à tarde, Lula tinha pouco mais de 20 mil seguidores no TikTok, enquanto Bolsonaro acumula 1,7 milhão.
Antes da estreia do perfil oficial, apoiadores do petista já haviam criado um perfil chamado @lulanotiktok
que possui 198 mil seguidores. O TikTok é a rede social de maior crescimento no mundo e já passa de 1 bilhão de usuários.
Segundo análise recente de metadados de 181 mil vídeos a partir de monitoramento do Núcleo, o número total de visualizações de posts no TikTok que mencionam o termo Lula está se aproximando de Bolsonaro, um indicativo do crescimento – ainda que limitado – da popularidade do ex-presidente na plataforma de vídeos curtos.
