Lula diminui vantagem de Bolsonaro no TikTok, mas continua atrás

Embora tenha metade do número de menções, o termo "Lula" tem crescido em número de visualizações

O número total de visualizações de posts no TikTok que mencionam o termo "Lula" está se aproximando de "Bolsonaro", um indicativo do crescimento – ainda que limitado – da popularidade do ex-presidente na plataforma de vídeos curtos na qual Bolsonaro ainda é bem maior.

Análise de metadados de 181 mil vídeos a partir de monitoramento do Núcleo mostra também que o número total de menções de Bolsonaro na descrição dos vídeos é duas vezes maior do que Lulao que evidencia o gigantesco volume de conteúdo da direita na rede.

Essa diferença entre menções e visualizações indica que conteúdos que mencionam Lula (sejam de maneira positiva ou negativa) são menos frequentes, embora esses vídeos sejam proporcionalmente mais populares.

Em mai.2022, vídeos com menções a Lula totalizaram, juntos, 419,8 milhões de views, enquanto os que mencionavam Bolsonaro tiveram 519 milhões.

Essa diferença de 100 milhões em maio fica bem abaixo da diferença de 292 milhões de views a mais a favor de Bolsonaro em jan.2022.

Vale notar que diversos vídeos mencionam tanto "Lula" quanto "Bolsonaro", sendo difícil distinguir entre eles – logo, suas visualizações foram contadas pra ambos.

Não foram analisados os conteúdos desses vídeos, apenas os metadados (número de views, likes e compartilhamentos, assim como sua data de publicação).

Acesse aqui os dados tabelados pelo Núcleo.

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Laís Martins

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca