O número total de visualizações de posts no TikTok que mencionam o termo "Lula" está se aproximando de "Bolsonaro", um indicativo do crescimento – ainda que limitado – da popularidade do ex-presidente na plataforma de vídeos curtos na qual Bolsonaro ainda é bem maior.
Análise de metadados de 181 mil
vídeos a partir de monitoramento do Núcleo mostra também que o número total de menções de Bolsonaro na descrição dos vídeos é duas vezes maior do que Lula – o que evidencia o gigantesco volume de conteúdo da direita na rede.
Essa diferença entre menções e visualizações indica que conteúdos que mencionam Lula (sejam de maneira positiva ou negativa) são menos frequentes, embora esses vídeos sejam proporcionalmente mais populares.
Em mai.2022, vídeos com menções a Lula totalizaram, juntos, 419,8 milhões
de views, enquanto os que mencionavam Bolsonaro tiveram 519 milhões
.
Essa diferença de 100 milhões
em maio fica bem abaixo da diferença de 292 milhões
de views a mais a favor de Bolsonaro em jan.2022.


Vale notar que diversos vídeos mencionam tanto "Lula" quanto "Bolsonaro", sendo difícil distinguir entre eles – logo, suas visualizações foram contadas pra ambos.
Não foram analisados os conteúdos desses vídeos, apenas os metadados (número de views, likes e compartilhamentos, assim como sua data de publicação).
Acesse aqui os dados tabelados pelo Núcleo.