Ministério da Justiça e polícias civis cumpriram primeiro mandado de apreensão no metaverso

Precisamos de mais detalhes do primeiro mandado de busca e apreensão no metaverso do Brasil.

A quarta fase da Operação 404, deflagrada nesta terça (21.jun) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis de 11 estados, entrou para os anais da história: nela foi feita a primeira busca e apreensão no metaverso do Brasil.

COMO É? O objetivo da operação, iniciada em 2019, é coibir a pirataria. A última fase resultou em 700 sites e aplicativos de streaming e 461 de música bloqueados. Parabéns, polícias!

O que mais chamou a atenção, porém, foi o cumprimento de um mandado de apreensão no metaverso.

Alessandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), disse que mapas e eventos eram criados no metaverso como forma de promover as plataformas piratas e atrair usuários.

NÃO, SÉRIO: COMO É? Infelizmente, as notícias da Agência Brasil e de outros veículos não detalham esse mandado. Em que metaverso ele foi cumprido? Algum avatar foi preso? E o dono do avatar? Qual a responsabilidade da plataforma onde o crime ocorreu?

O repórter Lucas Negrisoli, do jornal mineiro O Tempo, disse no Twitter que há dias tenta obter mais detalhes junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Só que está difícil:

“Ninguém soube explicar, até agora, o que diabos é um mandado cumprido no metaverso. Assessoria da pasta chegou a me mandar — literalmente — a definição de metaverso da Wikipédia”, desabafou.

O repórter segue aguardando “para ver se isso faz ALGUM sentido”. Nós também, Lucas.

Via Agência Brasil, G1, @lucasnegrisoli/Twitter.

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca