A agência de notícias Reuters e o UOL Confere passaram a fazer parte do programa de checagem de fatos da Meta (ex-Facebook) no Brasil, informou a empresa de redes sociais em comunicado nesta quinta-feira (30.jun).

SOBRE O PROGRAMA. Basicamente, a Meta paga uma boa grana para que agências de checagem e veículos parceiros façam a verificação de informações em suas plataformas (Facebook e Instagram), o que é algo bem justo já que essas agências ralam pra conter desinformação espalhada nessas redes.

Os veículos podem marcar posts no Facebook e no Instagram como falsos, alterados ou parcialmente falsos, o que acarreta punições para os criadores, como diminuição de alcance, rótulos de desinformação e alertas para usuários.

QUEM TAVA ANTES? O programa foi criado em 2016 e chegou ao Brasil em 2018, antes das eleições, tendo como parceiros Agência Lupa, Aos Fatos, France Presse e Estadão Verifica, que continuam no projeto.

CERTIFICAÇÃO. Para fazer parte dos veículos parceiros da Meta nesse caso é necessário certificação da International Fact-Checking Network (IFCN), do instituto norte-americano Poynter.

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Samira Menezes
MetaFacebookInstagram
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.