O Google fez uma mudança importante na liderança da empresa. O porto-riquenho Javier Soltero, tido como responsável pela última grande reformulação dos aplicativos de produtividade do Google, está de saída da empresa.
O QUE HOUVE? A notícia da saída de Soltero foi comunicada por Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, em e-mail enviado aos funcionários e obtido pelo site Protocol. Posteriormente, foi confirmada pelo próprio Soltero no Twitter. Ele fica no Google até dia 15 de julho.
E DAÍ? Soltero chegou ao Google em 2019, vindo da Microsoft, com a missão de arrumar a casa dos aplicativos e serviços de produtividade do Google — à época, chamados G Suite.
Credenciais, ele tinha: foi seu trabalho na divisão de Office da Microsoft, onde chegou em 2014, após a Microsoft comprar sua startup, a Acompli, que chamou a atenção do Google.
E o trabalho deu resultado. No e-mail que Kurian enviou aos funcionários do Google, ele informa que a base de usuários do agora Google Workspace cresceu mais de 50% nos últimos três anos. Soltero personificava os esforços do Google nessa área.
FUTURO. No Twitter, o executivo se disse um “empreendedor de coração” e que aproveitará o tempo livre para explorar novas oportunidades — o discurso padrão de saídas do tipo.
No Google, Aparna Pappu, atual vice-presidente de engenharia do Workspace, assumirá o posto de Soltero.
Fica a dúvida se, com essa saída de peso, o trabalho de Soltero terá continuidade ou se teremos mais mudanças na camaleônica oferta de produtividade do Google.
Via Protocol, @jsoltero/Twitter (ambos em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
Google • Manual do Usuário