Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Meta anunciou que encerrará a Novi, sua carteira digital de criptomoedas, em setembro deste ano.

QUANDO? No site oficial do projeto, há um anúncio dizendo que o piloto da Novi, lançado nos Estados Unidos e na Guatemala, será encerrado em 1º.set.2022.

Novos depósitos serão negados a partir de 21 de julho. Desde já, a Meta recomenda que os usuários resgatem quaisquer valores que tenham em suas carteiras digitais.

CONTEXTO. Em 2019, o então Facebook anunciou a Libra, uma criptomoeda própria que seria usada em suas propriedades, lastreada em uma série de moedas fiduciárias e com o apoio de uma associação de duas dezenas de empresas.

Imediatamente, a iniciativa gerou preocupações em autoridades de diversos países. Mark Zuckerberg, co-fundador e CEO da Meta/Facebook, depôs no Congresso para acalmar a opinião pública dos Estados Unidos.

A coisa nunca vingou, em grande parte por pressão de órgãos reguladores, antipáticos à ideia de uma moeda controlada pela Meta. Nesse intervalo de três anos, a Libra mudou de nome (Diem) e foi deixada de lado em janeiro deste ano.

O nome Novi foi anunciado em maio de 2020, substituindo o anterior (Calibra). Originalmente, a Novi trabalhava com a Libra/Diem. Com o fim da criptomoeda própria, a Meta passou a atrelá-la a uma “stablecoin” (USDP).

ACABOU? O encerramento da Novi significa o fim, também e por ora, dos planos da Meta para criptomoedas, mas não para criptoativos. A empresa tem apostado forte em dar suporte a NFTs no Instagram e no Facebook.

HISTÓRIA. Em 2019, o CEO da Meta Mark Zuckerberg foi ao Congresso dos EUA falar sobre a Diem, que até então era conhecida como Libra. O grupo independente por trás do projeto sofreu escrutínio público por suas ligações com o Facebook, mudando o nome do projeto para Diem, em uma tentativa de se distanciar da rede social.

Logo após os Facebook Papers, consórcio jornalístico do qual o Núcleo faz parte, senadores dos EUA pediram que a Meta fechasse o projeto Novi, com a justificativa de que a empresa “não seria confiável o para lidar com criptomoedas”. O gerente de projetos de criptomoedas da Meta, David Marcus, saiu da empresa um mês depois.

Via Bloomberg (em inglês).

Colaboração Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

MetaManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.