Reddit fecha o cerco contra discurso de ódio em fóruns — incluindo um brasileiro

Fóruns mais permissivos, como r/Brasilivre e r/PoliticalCompassMemes, foram notificados pelo Reddit para moderarem conteúdo de ódio.

O Reddit é conhecido pelo seu modelo descentralizado de moderação, mas mesmo ali existem algumas regras gerais que precisam ser respeitadas.

A administração da rede social está lembrando alguns subreddits (como são conhecidos os fóruns da plataforma) dessas regras de maneira mais ativa.

O QUE HOUVE? Nos últimos dias, os administradores de alguns subreddits mais permissivos com o tipo de conteúdo que debatem levaram um puxão de orelha do Reddit.

Há dois casos conhecidos, o r/PoliticalCompassMemes e o brasileiro r/Brasilivre.

No fórum estrangeiro, um anúncio publicado na última quinta-feira (14.jul) pede aos mais de 500 mil usuários para que amenizem a linguagem e “evitem certos tipos de memes”, seguido de uma lista exaustiva dos “tipos de memes” que passaram a ser proibidos no local:

  • Nada de ameaças diretas de violência contra indivíduos ou grupos de pessoas.
  • Não dizer às pessoas para se matarem ou celebrar suicídios, de indivíduos ou estatísticos.
  • Sem insultos, como chamar alguém de “retardado”, equiparar etnias de seres humanos a animais ou referências à letra “n” (de um termo pejorativo em inglês para se referir a pessoas pretas).
  • Nada de posts feitos para gerar ódio contra certos grupos.
  • Nada de retratar pessoas LGBT como um todo como “groomers” ou “pedófilos”, insultá-las ou se referir a elas por nomes que não usam mais (“deadnaming”).
  • Nada de retratar alguém transgênero como doente mental, dizer que “um homem/mulher trans nunca será um(a) homem/mulher de verdade” ou intencionalmente errar o gênero de alguém.
  • Nada de negar genocídios, não importa que os tenha cometido.

No r/Brasilivre, um subreddit com quase 200 mil usuários que flerta com a extrema-direita, a moderação proibiu qualquer debate que envolva os seguintes assuntos:

  • LGBTQIA+;
  • Grupos políticos ou movimentos da esquerda norte-americana e européia (não temos uma lista exaustiva);
  • Feminismo, direitos da mulher ou do homem, incels e assemelhados;
  • Autodefesa e violência mesmo se for legal e legítima (violência ilegal sempre foi proibida e sempre removemos);
  • Aborto;
  • Gordura corporal, sobrepeso e obesidade.

POR QUÊ? Caso os subreddits continuem desrespeitando as regras gerais do Reddit, correm o risco de serem banidos. A ameaça do Reddit deve ter sido bem séria, porque os moderadores postaram os alertas a contragosto.

CONSEQUÊNCIAS. O anúncio do r/PoliticalCompassMemes diz que embora saiba que alguns usuários achem as regras “1984”, em referência ao clássico de George Orwell, elas já existiam e que, no fundo, o local nunca foi pensado como algo a ser levado a sério.

“Este é um subreddit onde pessoas fingem que entendem de economia e política e brincam com cores divertidas”, diz o anúncio assinado pelos moderadores.

Já no r/Brasilivre, o tom é mais sério. Os moderadores dizem que desde o início proíbem racismo e misoginia, mas que

“As novas regras criadas pelo Reddit de 2020 pra cá infelizmente não gozam dessa clareza e objetividade, e por conta disso, cada pessoa interpreta de uma forma e tem uma régua diferente sobre o que constitui discurso de ódio e sobre exatamente que pessoas ou grupos devem ser ‘protegidos’ de ataques, críticas ou piadas. Essa subjetividade fez com que nossos mods ‘deixem passar’ coisas que eles não entendem como discurso de ódio enquanto a administração pensa diferente.”

Por fim, eles sugerem plataformas alternativas para fugirem das restrições impostas pelo Reddit, como a Scored (uma réplica menos regrada do próprio Reddit) e o Matrix (um protocolo aberto de aplicativos de mensagens de texto).

Via r/Brasilivre, r/PoliticalCompassMemes, r/AgainstHateSubreddits (os dois últimos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!