Na Índia, WhatsApp ganha primeira loja integral dentro do app

Consumidores conseguem fazer compras na JioMart sem sair do WhatsApp.

O WhatsApp está se transformando em um aplicativo de e-commerce — não muito diferente do da Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza que você conhece. Por ora, só na Índia, mas não se assuste se em breve a novidade chegar ao Brasil.

O QUE HOUVE? A Meta anunciou nesta segunda (29.ago) a primeira loja integral dentro do WhatsApp, lançada na Índia em parceria com a JioMart.

A loja está atrelada ao número de WhatsApp da JioMart. Após enviar um “Oi”, o usuário pode navegar pelo catálogo de produtos, colocar os desejados num carrinho de compras, indicar o endereço para entrega e fazer o pagamento — tudo isso sem sair do WhatsApp.

Embora alguns desses elementos, como os pagamentos por WhatsApp e a vitrine/catálogo de produtos, já estejam disponíveis (inclusive no Brasil), a Meta diz que é a primeira vez que o WhatsApp tem uma experiência “de ponta a ponta”, ou seja, em que toda a jornada do consumidor se dá dentro do aplicativo.

O vídeo abaixo mostra toda a jornada de uma consumidora fictícia na loja da JioMart dentro do WhatsApp:

0:00
/

INSPIRAÇÃO. O lançamento da loja indiana da JioMart revela a ambição da Meta com o WhatsApp: transformá-lo numa espécie de “super app” global, à imagem do WeChat, o super app por definição da China.

REPERCUSSÃO. Em seu perfil no Facebook, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse:

“Mensagens com estabelecimentos comerciais é uma área em voga e experiências baseadas em mensagens de textos como essa serão a principal maneira com que pessoas e estabelecimentos se comunicarão nos próximos anos.”

Via Meta, @zuck/Facebook (ambos em inglês)



Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca