Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Já é possível publicar posts no Twitter limitados a perfis selecionados — de maneira similar aos stories para “melhores amigos” do Instagram. No Twitter, o recurso se chama “Roda do Twitter”.

COMO ASSIM? A Roda do Twitter estava em testes desde maio e, nesta terça (30.ago.22), foi oficializada e disponibilizada a todos os usuários, nos aplicativos para Android e iOS e no twitter.com.

“Com a Roda do Twitter, as pessoas podem escolher quem pode ver e engajar com seu conteúdo, tweet por tweet”, explica o Twitter.

O usuário pode selecionar até 150 contatos para integrarem sua Roda. Esses usuários não são notificados nem ficam sabendo quando foram incluídos ou removidos da Roda — exceto, é claro, quando veem um post enviado à Roda.

As respostas a um post publicado na Roda seguem o padrão de privacidade do post, mesmo que o perfil seja aberto/público.

COMO FAZ? Para publicar um post na Roda do Twitter, basta selecionar a audiência no momento da redação de um post.

O seletor fica no topo do campo de texto, ao lado do avatar/imagem de exibição do usuário:

Print do formulário de postagem do Twitter, com a audiência “Roda do Twitter” selecionada.
Imagem: Twitter/Reprodução.

Ali, também, é possível incluir e remover perfis da sua Roda do Twitter. Basta clicar no link Editar.

Esta página da documentação oficial do Twitter explica melhor o recurso.

TENDÊNCIA. Não é à toa que primeiro o Instagram, agora o Twitter, estão investindo em recursos que aumentam a privacidade e limitam o alcance potencial do conteúdo postado.

É uma tendência. Adam Mosseri, diretor responsável pelo Instagram na Meta, disse que um dos fatores que têm levado a rede a exibir mais conteúdo de perfis que o usuário não segue é a migração do conteúdo dos amigos para mensagens diretas e grupos fechados.

Via Blog do Twitter.

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Twitter/XInstagramManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.