Entre Big Tech, Google é empresa que mais rastreia usuários

São 39 dados diferentes. Segundo o estudo, o Twitter é a segunda empresa a mais rastrear usuários, com 24 tipos de dados

Em comparação com as outras Big Tech, o Google é a empresa que mais coleta dados de usuários, de acordo com levantamento feito pelo site StockApps.

A tática da empresa é usar informações do usuário para publicidade direcionada. “Se há algum dado disponível, é certo que o Google o coleta”, diz o estudo.

DADOS. O levantamento revelou que o Google é a empresa que mais coleta dados de usuários entre as Big Tech (Facebook, Amazon, Apple, Twitter e Google). São 39 tipos de dados diferentes que são coletados.

Isso inclui qualquer coisa, desde localização até histórico de pesquisa. O Google armazena a atividade do usuário em sites ou aplicativos, como quais conteúdos o usuário viu, clicou ou pulou. A empresa também armazena dados de e-mails do seu serviço Gmail.  

Essas informações são coletadas especificamente para publicidade. É comum que grandes empresas usem empresas de marketing ou corretores de dados para mapear seu público e como ele atua na internet. Entretanto, a partir do Google Ads, o Google tem próprio sistema de publicidade direcionada.

Segundo o estudo, o problema é que a maioria assina termos de consentimento para manutenção ou concessão de dados sem a leitura do texto, uma vez que esses termos são enormes e tediosos. Essas são as informações das outras Big Tech:

  • Apple: coleta 12 tipos de dados diferentes. Segundo o StockApps, a empresa também é a que mais se importa com a privacidade do usuário.
  • Facebook e Twitter: coletam 14 e 24 tipos de dados diferentes, respectivamente. Segundo o levantamento, ambos coletam mais informações do que o necessário. Em destaque, o Facebook prioriza a coleta de dados sobre interesses do usuário, como cliques em anúncios ou publicações.
  • Amazon: coleta 23 tipos de dados diferentes.
Edição Sérgio Spagnuolo

Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca