Entre Big Tech, Google é empresa que mais rastreia usuários

São 39 dados diferentes. Segundo o estudo, o Twitter é a segunda empresa a mais rastrear usuários, com 24 tipos de dados

Em comparação com as outras Big Tech, o Google é a empresa que mais coleta dados de usuários, de acordo com levantamento feito pelo site StockApps.

A tática da empresa é usar informações do usuário para publicidade direcionada. “Se há algum dado disponível, é certo que o Google o coleta”, diz o estudo.

DADOS. O levantamento revelou que o Google é a empresa que mais coleta dados de usuários entre as Big Tech (Facebook, Amazon, Apple, Twitter e Google). São 39 tipos de dados diferentes que são coletados.

Isso inclui qualquer coisa, desde localização até histórico de pesquisa. O Google armazena a atividade do usuário em sites ou aplicativos, como quais conteúdos o usuário viu, clicou ou pulou. A empresa também armazena dados de e-mails do seu serviço Gmail.  

Essas informações são coletadas especificamente para publicidade. É comum que grandes empresas usem empresas de marketing ou corretores de dados para mapear seu público e como ele atua na internet. Entretanto, a partir do Google Ads, o Google tem próprio sistema de publicidade direcionada.

Segundo o estudo, o problema é que a maioria assina termos de consentimento para manutenção ou concessão de dados sem a leitura do texto, uma vez que esses termos são enormes e tediosos. Essas são as informações das outras Big Tech:

  • Apple: coleta 12 tipos de dados diferentes. Segundo o StockApps, a empresa também é a que mais se importa com a privacidade do usuário.
  • Facebook e Twitter: coletam 14 e 24 tipos de dados diferentes, respectivamente. Segundo o levantamento, ambos coletam mais informações do que o necessário. Em destaque, o Facebook prioriza a coleta de dados sobre interesses do usuário, como cliques em anúncios ou publicações.
  • Amazon: coleta 23 tipos de dados diferentes.
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!