Candidatos já gastaram R$9,45 milhões
com impulsionamento de conteúdo em grandes plataformas de tecnologia, principalmente Google e Facebook/Instagram, de acordo com análise do Núcleo com dados do TSE divulgados na terça-feira (30.ago).
Foram registradas pelo menos 1.761
despesas com esses impulsionamentos, com um valor médio de R$5.370
por transação.
O partido que mais gastou até agora foi o União Brasil, com R$1,3 milhão, seguido pelo partido de Jair Bolsonaro, o PL, com R$1,1 milhão, e pelo PSD (R$1 milhão). O PT de Lula gastou R$911 mil.

COMO FIZEMOS. O Núcleo filtrou os dados pela rubrica "Despesa com Impulsionamento de Conteúdos" (representada pela coluna DS_ORIGEM_DESPESA).
Depois fez um novo filtro por nome para selecionar apenas empresas de tecnologia e redes, considerando que havia muita coisa relacionada a promoção impressa e outras rubricas não relacionadas. Os nomes foram: Facebook, Google, ByteDance, Adyen e dLocal.
Adyen e dLocal são processadoras de pagamento utilizadas por empresas de redes sociais, as quais nem sempre são declaradas pelos candidatos.
DADOS. As informações foram disponibilizadas no repositório de dados do TSE e podem ser acessadas neste link.