Nos EUA, TikTok oferece “visualizações gratuitas” como pagamento a criadores

Em vez de dinheiro, criadores recebem visualizações dos próprios vídeos em “missões patrocinadas” intermediadas pelo TikTok

Nos Estados Unidos, o TikTok está pagando criadores de conteúdo que engajam em missões promovidas (pagas) por marcas com visualizações do próprio vídeo.

O QUE HOUVE? Em um vídeo do próprio TikTok compartilhado no Twitter pela professora e pesquisadora Catalina Goanta, o esquema é destrinchado. (Infelizmente não é possível ler ou saber o perfil do TikTok que postou o vídeo.)

O TikTok faz a intermediação entre marcas e criadores. Uma das ações é chamada de “missão patrocinada”. No exemplo, há uma promovida pela Nivea.

O “criador” interessado precisa seguir algumas diretrizes, como exibir o logo da marca e citar uma hashtag. Em troca — e aí vem a parte estranha —, ele não recebe dinheiro, mas sim visualizações do próprio vídeo.

QUAL O PROBLEMA? O TikTok trata um meio (exposição/alcance) como fim, o que é deveras estranho.

O dinheiro, que a Nivea certamente pagou para ter uma missão patrocinada no aplicativo, fica todo com o TikTok.

Catalina comenta, em seu post, que trata-se de “um ótimo exemplo de como as plataformas não são meras intermediárias de anúncios nativos, mas que elas projetam o engajamento”.

Já pensou se a moda pega? Teríamos motorista de Uber ganhando “pedidos de carona de graça” de outros usuários em vez de dinheiro pelas corridas, para ficar em um exemplo análogo e igualmente esquisito.

Via @CatalinaGoanta/Twitter (em inglês).



Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca