Na manhã desta terça-feira (6.set) o Twitter suspendeu a conta do Projeto 7c0, um robozinho idealizado e desenvolvido pelo desenvolvedor Lucas Lago, colaborador do Núcleo. O perfil ficará impossibilitado de fazer tweets e retweets por 7 dias.
O bot publica tweets automatizados que replicam posts de políticos apagados no dia anterior – uma forma de monitorar o que representantes do poder público deletam de seus perfis, por qualquer motivo, inclusive para excluir publicações embaraçosas e nocivas.
A conta foi suspensa sob a "Política contra propagação de ódio" da plataforma. A medida diz respeito a um tweet deletado, e recuperado pelo bot, feito pelo deputado federal Carlos Jordy com ofensas homofóbicas contra o também deputado André Janones.

Mas a conta do deputado Carlos Jordy repetiu o ataque em outro tweet, com praticamente o mesmo texto:
Boa. Mas já devolveu o dinheiro que você reteve indevidamente do seu cliente quando você advogava, gazela histérica? pic.twitter.com/nZCOXftT4P
— Carlos Jordy Federal RJ 2️⃣2️⃣1️⃣1️⃣ (@carlosjordy) September 5, 2022
Perfil e tweet do candidato ainda seguem no ar, diferentemente da conta do 7c0.
A conta do 7c0 possui pouco mais de 18 mil seguidores, o candidato é seguido por 750 mil usuários e é verificado pelo Twitter.
O Núcleo entrou em contato com o Twitter, mas ainda não recebeu resposta.