As redes sociais de políticos brasileiros ficaram agitadas nesta quarta-feira (7.set.2022), mas os comícios eleitorais do presidente Jair Bolsonaro em Brasília e no Rio de Janeiro não geraram tanto engajamento quanto o debate da Band nem as entrevistas de candidatos no Jornal Nacional.
MEDIÇÃO. O ISP, índice desenvolvido pelo Núcleo que mede a atividade das redes de mais de 720 políticos brasileiros, chegou a ultrapassar os 70
pontos no começo da noite desta quarta-feira, bem acima da mediana de 30,5 pontos da série histórica.
O QUE ISSO QUER DIZER? Isso significa que mais políticos tuitaram hoje. que mais tuítes foram publicados por eles e que o engajamento desses tuítes foi maior do que é em geral.
PRINCIPAIS POSTS. Apesar de posts de Lula e Guilherme Boulos terem figurado entre os Top 5 de engajamento no Twitter, no Facebook e no Instagram, os perfis que mais engajaram foram de bolsonaristas.
Posts do próprio Bolsonaro ficaram no topo das redes políticas no Twitter e no Facebook, ao passo que um post de Flávio Bolsonaro liderou no Instagram.
Principais posts de políticos nas últimas 24h
lugar | |||
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1º | Jair Bolsonaro | Jair Bolsonaro | Flávio Bolsonaro |
2º | Guilherme Boulos | Carlos Jordy | Tarcísio Gomes |
3º | Lula | Carla Zambelli | Eduardo Bolsonaro |
4º | Mário Frias | Lula | Guilherme Boulos |
5º | Fábio Faria | Tarcísio Gomes | Mário Frias |
COMPARATIVO. Apesar da maior atividade, as entrevistas dos candidatos presidenciais no Jornal Nacional e o debate presidencial na TV Bandeirantes geraram bem mais atividade, e o ISP chegou ao máximo de 100 pontos.
Isso acontece porque, embora o 7.set tenha estimulado muito mais políticos a fazerem críticas ou apoios a Bolsonaro, a ausência de outros candidatos no noticiário reduziu a atividade nas redes.
METODOLOGIA. O ISP considera Twitter, Facebook e Instagram e leva em conta apenas posts publicados nas redes de políticos e atores relevantes (como candidatos e personagens que movem a política).
O Núcleo considera que analisar engajamento e atividade é o mais adequado para medir a popularidade de políticos nas redes sociais, pois permite reduzir o ruído causado pela enxurrada de menções e comentários que frequentemente mais prejudicam do que ajudam a entender os cenários.