As entrevistas de candidatos à Presidência no Jornal Nacional, na semana passada, e o debate na Band na noite de domingo (28.ago.2022) reanimaram as redes sociais de políticos brasileiros nos últimos dias, tanto em número de publicações quanto em engajamento.
O ISP, índice de atividade das redes de política desenvolvido pelo Núcleo, atingiu o nível máximo de 100
por uma semana consecutiva.
O índice considera Twitter, Facebook e Instagram e leva em conta apenas posts publicados nas redes de políticos e atores relevantes (como candidatos e personagens que movem a política).
O Núcleo considera que analisar engajamento e atividade é o mais adequado para medir a popularidade de políticos nas redes sociais, pois permite reduzir o ruído causado pela enxurrada de menções e comentários que frequentemente mais prejudicam do que ajudam a entender os cenários.
A última vez que o índice – que vai de 0 a 100 e considera o número de usuários que tuitaram, o número de tweets e o engajamento de suas publicações – havia alcançado o pico foi no segundo semestre de 2021 com acontecimentos relacionados ao 7 de setembro, por exemplo, entre outros.
Os dados estão disponíveis no Monitor Nuclear (apenas para assinantes).