Entrevistas e debate disparam atividade de políticos nas redes

O ISP, índice de atividade política desenvolvido pelo Núcleo, atingiu o nível máximo de 100 por uma semana consecutiva

As entrevistas de candidatos à Presidência no Jornal Nacional, na semana passada, e o debate na Band na noite de domingo (28.ago.2022) reanimaram as redes sociais de políticos brasileiros nos últimos dias, tanto em número de publicações quanto em engajamento.

O ISP, índice de atividade das redes de política desenvolvido pelo Núcleo, atingiu o nível máximo de 100 por uma semana consecutiva.

O índice considera Twitter, Facebook e Instagram e leva em conta apenas posts publicados nas redes de políticos e atores relevantes (como candidatos e personagens que movem a política).

O Núcleo considera que analisar engajamento e atividade é o mais adequado para medir a popularidade de políticos nas redes sociais, pois permite reduzir o ruído causado pela enxurrada de menções e comentários que frequentemente mais prejudicam do que ajudam a entender os cenários.

A última vez que o índice – que vai de 0 a 100 e considera o número de usuários que tuitaram, o número de tweets e o engajamento de suas publicações – havia alcançado o pico foi no segundo semestre de 2021 com acontecimentos relacionados ao 7 de setembro, por exemplo, entre outros.

Os dados estão disponíveis no Monitor Nuclear (apenas para assinantes).

Dados históricos do ISP - Monitor Nuclear
Por Sérgio Spagnuolo

Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca