Facebook é condenado no Brasil por caso Cambridge Analytica

Investigação do Ministério da Justiça concluiu que 443 mil brasileiros tiveram dados vazados em 2018.

O Facebook foi condenado na terça-feira (23.ago.22) ao pagamento de uma multa milionária pelo vazamento de dados de usuários brasileiros. A decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, está relacionada às investigações sobre o caso Cambridge Analytica.

O QUE ACONTECEU? Em 2018, a consultoria de marketing foi condenada por usar o Facebook para coletar e compartilhar ilegalmente dados de usuários a partir do teste “This is Your Digital Life”. O caso ficou popular já que a empresa fazia parte da campanha do então candidato à presidência dos EUA, Donald Trump.

Uma investigação do ministério naquele ano concluiu que 443 mil brasileiros tiveram dados vazados por conta do teste. A Senacon concluiu que o Facebook foi abusivo com dados de usuários por ter brechas em suas diretrizes de privacidade.

Caso não recorra, a Meta, empresa dona do Facebook, terá 30 dias para o pagamento da multa de R$ 6,6 milhões. O valor integral será destinado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDID).

Durante o processo, segundo o Ministério da Justiça, a Meta alegou "que não houve quaisquer indícios de que dados dos brasileiros tenham sido transferidos à Cambridge Analytica e que, portanto, não haveria que se falar em mau uso ou exposição indevida desses dados".

MAIS: O Facebook já foi condenado mais de 10 vezes em casos relacionados ao caso da Cambridge Analytica. Em 2019, a empresa foi condenada pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) a pagar US$ 5,5 bilhões por conta do escândala, a maior multa na história dos EUA.

Edição Julianna Granjeia

Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca