Documentos internos mostram como Meta tem sofrido pra acompanhar TikTok

Empresa sofre para recrutar criadores de conteúdo, enquanto usuários criticam falta de originalidade e vídeos repetidos, mostra Wall Street Journal

A Meta está tendo dificuldades em transformar o Instagram no novo TikTok. O engajamento do Reels, cópia do app chinês lançada em 2020, caiu e usuários estão reclamando de reciclagem de conteúdo, segundo documento interno obtido e analisado pelo Wall Street Journal (WSJ).

O documento “Criadores X Reels Estado da União 2022” foi distribuído internamente pela Meta em agosto de 2022. Segundo a reportagem, parte da motivação urgente da Meta em alavancar o Reels é financeira — em julho, a empresa registrou sua primeira queda em receita.

A REPORTAGEM. Segundo métricas internas da Meta, usuários do Instagram acumulam, ao todo, 17,6 milhões de horas diárias assistindo Reels. O número pode parecer alto, mas é uma fração do TikTok, que acumula 197,8 milhões de horas diárias.

Além de não atingir os números de visualizações do TikTok, o Instagram está tendo dificuldades em encontrar criadores de conteúdo específicos para a plataforma. Dos 11 milhões de criadores de conteúdo apenas nos EUA, apenas 20,7% publicam na plataforma mensalmente, conforme o WSJ.

JÁ VI ESSE REELS. Usuários também criticam a reciclagem de conteúdo. Cerca de um terço do conteúdo é criado em outras plataformas, a maioria no TikTok.

A Meta diz “rebaixar” esses vídeos no algoritmo, ou seja, mostra para menos usuários e reduzir o potencial de engajamento.

A Meta também está consciente e combatendo sua percepção negativa entre usuários.

Segundo o documento, a parcela de usuários do Instagram que pensam que a empresa “se importa” com eles caiu de quase 70% em 2019 para 20% em 2022. Já o número de usuários que considera o Instagram um produto “bom para o mundo” caiu de 60% para 45%.

Edição Sérgio Spagnuolo

Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca