Estudo liga Twitter a diminuição do bem-estar e aumento da polarização, da indignação e do tédio

Apesar disso, pesquisadores não descartam uso do Twitter porque perfis diferentes podem ter experiências positivas na rede.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, analisou o impacto psicológico do uso do Twitter.

O QUE HOUVE? O objetivo dos pesquisadores era descobrir o potencial de influência no humor do Twitter, uma rede social relativamente, mas muito usada por tomadores de decisões e gente que pauta o debate público, como políticos e jornalistas.

Os pesquisadores descobriram que o uso do Twitter

está associado com diminuição do bem-estar, aumento da polarização, aumento do senso de pertencimento, aumento da indignação e aumento do tédio.

Apesar disso, eles não recomendam o abandono do Twitter, porque variações no modo de uso da rede resultam em efeitos distintos, às vezes contrário aos relativos à média observada acima:

Os efeitos foram muito heterogêneos entre os participantes, o que sugere que alegações acerca dos efeitos gerais do uso de redes sociais talvez ignorem a experiência positiva de uma grande porção de usuários na plataforma.

O QUE MAIS? Os pesquisadores tiveram o cuidado de analisar uma amostragem que fosse representativa da base de usuários do Twitter — algo que, segundo eles, ainda é raro em pesquisas do tipo.

Ao final do trabalho de recrutamento, eles contaram com 252 sujeitos que, acreditam, se aproximam mais de uma amostra representativa da população norte-americana do que outros estudos relacionados a redes sociais.

Uma das limitações da pesquisa é que ela não analisou o humor de pessoas que não usam o Twitter. Esse cenário abre outro leque de possibilidades, por exemplo, ser o único de um grupo de amigos que não usa o Twitter.

“Mais estudos são necessários para explorar as diferentes maneiras em que o Twitter pode ser útil ou prejudicial aos usuários”, concluem.

Leia o pre-print na íntegra (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário


Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca