Plataformas para conhecer candidaturas feministas, antirracistas e indígenas

Para quem ainda não decidiu seus votos para deputado estadual e federal.

Ainda não decidiu seus votos para deputado estadual e deputado federal nas eleições de 2022?

Selecionamos algumas plataformas por meio das quais você pode conhecer e apoiar candidaturas indígenas, negras e trans.

Campanha Indígena

A iniciativa da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) promove candidatos a deputado federal em 12 estados e a deputado estadual em 15 unidades da federação.

"Nosso principal objetivo é fortalecer e construir uma rede de lideranças indígenas, com enfoque na identificação de perfis que possam vir a fortalecer o movimento indígena no Brasil, se conectando também com redes de lideranças latinoamericanas."

Eu Voto em Negra

A campanha é parte do projeto Mulheres Negras e Democracia, que atua no Nordeste. Quem quiser participar pode usar a hashtag #EuVotoEmNegra e baixar os materiais para compartilhar nas redes sociais e no WhatsApp.

"Queremos aumentar a presença de Mulheres Negras no poder. Quando a política tem mais diversidade, todas as pessoas saem ganhando. Vamos construir esse movimento com a gente?"

Enegrecer a Política

A iniciativa, que no ano passado publicou um dossiê analisando a participação negra nas eleições de 2020, introduziu em 2022 o Mapeamento de Candidaturas Negras e o programa "Enegrecer a política agora", disponível no YouTube e no Facebook.

"Nossa tarefa é construir meios de ocupação dos espaços de poder e decisão por quem representa a maioria do povo brasileiro: as pessoas negras!"

Meu Voto Será Feminista

O projeto lançou neste ano o Mosaico Feminista 2022, que apresenta candidatas a deputada estadual e federal em todos os estados e no Distrito Federal.

"Votar feminista é estar comprometida com a construção de um mundo de dignidade para todas."

Quilombo nos Parlamentos

A iniciativa promove pessoas ligadas ao movimento negro candidatas a cargos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas em 2022, em todas as regiões do país.

"O objetivo da ação é reduzir o hiato de representatividade no Poder Legislativo e contribuir para um projeto de país mais justo para todas e todos, alinhado à luta contra o racismo."

Associação Nacional de Travestis e Transexuais

No aniversário de 30 anos do Movimento Trans no Brasil, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) mapeou 79 candidaturas trans no país.

"Com as candidaturas lançadas, outros desafios surgem. Especialmente quando o que resta nítido é em relação ao apoio dos partidos, seja material, pessoal ou financeiro, que continua insuficiente e até inexistente em alguns casos. Precisamos refletir sobre candidaturas que são lançadas propositalmente precarizadas pelos partidos."


Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca