Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Ainda não decidiu seus votos para deputado estadual e deputado federal nas eleições de 2022?

Selecionamos algumas plataformas por meio das quais você pode conhecer e apoiar candidaturas indígenas, negras e trans.

Campanha Indígena

A iniciativa da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) promove candidatos a deputado federal em 12 estados e a deputado estadual em 15 unidades da federação.

"Nosso principal objetivo é fortalecer e construir uma rede de lideranças indígenas, com enfoque na identificação de perfis que possam vir a fortalecer o movimento indígena no Brasil, se conectando também com redes de lideranças latinoamericanas."

Eu Voto em Negra

A campanha é parte do projeto Mulheres Negras e Democracia, que atua no Nordeste. Quem quiser participar pode usar a hashtag #EuVotoEmNegra e baixar os materiais para compartilhar nas redes sociais e no WhatsApp.

"Queremos aumentar a presença de Mulheres Negras no poder. Quando a política tem mais diversidade, todas as pessoas saem ganhando. Vamos construir esse movimento com a gente?"

Enegrecer a Política

A iniciativa, que no ano passado publicou um dossiê analisando a participação negra nas eleições de 2020, introduziu em 2022 o Mapeamento de Candidaturas Negras e o programa "Enegrecer a política agora", disponível no YouTube e no Facebook.

"Nossa tarefa é construir meios de ocupação dos espaços de poder e decisão por quem representa a maioria do povo brasileiro: as pessoas negras!"

Meu Voto Será Feminista

O projeto lançou neste ano o Mosaico Feminista 2022, que apresenta candidatas a deputada estadual e federal em todos os estados e no Distrito Federal.

"Votar feminista é estar comprometida com a construção de um mundo de dignidade para todas."

Quilombo nos Parlamentos

A iniciativa promove pessoas ligadas ao movimento negro candidatas a cargos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas em 2022, em todas as regiões do país.

"O objetivo da ação é reduzir o hiato de representatividade no Poder Legislativo e contribuir para um projeto de país mais justo para todas e todos, alinhado à luta contra o racismo."

Associação Nacional de Travestis e Transexuais

No aniversário de 30 anos do Movimento Trans no Brasil, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) mapeou 79 candidaturas trans no país.

"Com as candidaturas lançadas, outros desafios surgem. Especialmente quando o que resta nítido é em relação ao apoio dos partidos, seja material, pessoal ou financeiro, que continua insuficiente e até inexistente em alguns casos. Precisamos refletir sobre candidaturas que são lançadas propositalmente precarizadas pelos partidos."

InstagramEleições 2022Recomendações
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.