Ficou mais fácil dizer ao Google que você não quer mais ver aquele anúncio de sapato

A nova Minha Central de Anúncios promete controles refinados da experiência com publicidade do usuário do Google

O Google começou a liberar uma nova central de controles de anúncios para usuários do mundo inteiro.

O QUE HOUVE? Prometida no Google I/O deste ano, a Minha Central de Anúncios permite algo inédito até então: restringir a personalização dos anúncios que o usuário vê no Google sem afetar a experiência nos serviços.

Até agora, ao limitar a personalização dos anúncios o usuário abria mão de algumas funcionalidades dos serviços do Google, como o histórico de vídeos no YouTube.

Com o novo sistema, acessível nesta página (quando estiver disponível na sua conta) e nos botões “Sobre este anúncio” que aparece ao lado dos anúncios, o usuário pode fazer ajustes finos.

COMO ASSIM? Além de desativar por completo a personalização de anúncios (algo que já era possível, aqui), agora o usuário pode sinalizar que não quer ver anúncios de determinado anunciante ou tipo de negócio.

O Google dá um bom exemplo:

Vamos supor que alguém passe meses pesquisando sobre uma viagem à praia. Depois de fazer a viagem e voltar para casa, talvez a pessoa não queira mais ver anúncios sobre férias na praia. Com a Minha Central de Anúncios, é só clicar no menu de três pontinhos ao lado do anúncio e optar por ver menos publicidades daquele tipo. É possível também optar por ver anúncios sobre o que você gosta, como tênis em promoção ou dicas de presentes de Natal para a família.

O QUE MAIS? A nova central de publicidade está sendo liberada gradualmente aos bilhões de usuários do Google, mas não espere muito alarde — afinal, o Google é uma empresa de publicidade segmentada.

Questionada pelo Gizmodo norte-americano, uma gerente de produtos do Google, Karin Hennessy, não respondeu se a empresa tem alguma expectativa em relação ao número de usuários que deverão usar o recurso.

Ela disse, porém, que 260 milhões de usuários acessam as configurações de atividades web e em aplicativos — uma das muitas áreas em que as opções de privacidade aparecem no modelo atual.

Via Google, Gizmodo (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!