Tudo começou quando o senador Flávio Bolsonaro postou uma story no Instagram com uma foto do Casimiro segurando dois balões de festa com o número 22 — o mesmo do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.
Tratava-se de uma montagem: o número na foto original era 29, idade que o influenciador completou recentemente.
Alertado por seguidores, o Casimiro lamentou a montagem e declarou (ou re-declarou) voto no Lula — no primeiro turno, ele havia optado pela Sofia Manzano, do PCB.
O tweet de Casé já passou de 1 milhão de curtidas.
O Lula agradeceu o apoio.
Obrigado pela confiança, @casimiro. Sinto que tenhamos que passar por um processo eleitoral com tantas mentiras dos nossos adversários. Dia 30 vamos juntos votar 13.
— Lula 13 (@LulaOficial) October 23, 2022
Já o Flávio transferiu a responsabilidade pelo erro para a equipe dele (e até tentou virar o voto do Casimiro).
Prezado @Casimiro peço desculpas pela postagem equivocada. Foi de minha assessoria, mas responsabilidade não se transfere. Tão logo soube, mandei retirar imediatamente. Se Deus quiser, Bolsonaro vai vencer e continuaremos resgatando o Brasil do caos deixado PT. Abs! pic.twitter.com/yH69Sv9Lez
— Flavio Bolsonaro #B22 (@FlavioBolsonaro) October 23, 2022
Alguns perfis publicaram que o tweet do influenciador foi o mais curtido da história no Brasil.
Mas será mesmo?
Na ferramenta de busca oficial do Twitter, a pesquisa por tweets com pelo menos 999.999 curtidas (min_faves:999999) em língua portuguesa (lang:pt) retorna só um post: o do Casimiro.
Ou seja: tudo indica que, além de ter sido o mais curtido da história em língua portuguesa — e, consequentemente, do Brasil —, o tweet do Casimiro foi o primeiro do idioma a atingir a marca de 1 milhão.
Uma lista global de tweets mais curtidos de todos os tempos, mantida pela Wikipédia, mostra em primeiro lugar o anúncio da morte do ator Chadwick Boseman, com mais de 7,1 milhões de likes. O ranking vai só até o número 20, um post do grupo coreano BTS com 2,7 milhões de curtidas.
Nós entramos em contato com o Twitter Brasil para confirmar se o tweet do Casimiro é mesmo o recordista do país. Atualizaremos este post com a resposta da empresa.