Telegram remove dois grupos bolsonaristas após decisão do TSE

Reportagem da Agência Pública que motivou a decisão revelou difusão de desinformação e estímulo à violência

Os grupos 70 Milhões eu voto em Bolsonaro Nova Direita e 70 Milhões 2 eu voto em Bolsonaro Nova Direita foram removidos nesta sexta-feira (28.out.22) após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A multa ao Telegram em caso de descumprimento foi fixada pelo ministro Alexandre de Moraes em R$100 mil por hora.

A Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED/TSE) abriu procedimento de investigação após publicação da reportagem 'Matar e quebrar urnas': evangélico líder de motociata incentiva crimes no Telegram, da Agência Pública.

Os grupos, que somavam mais de 180 mil integrantes, difundiam desinformação e estimulavam violência e preconceito.

Reprodução do grupo momentos antes da remoção

Pouco antes da remoção, o administrador identificado como Jackson Villar compartilhou um link para que os usuários entrassem em um novo grupo chamado “Carta do Bolsonaro” que já reúne mais de 3 mil integrantes até a tarde desta sexta-feira (28.out.).

O CASO. Nas gravações dos chats dos grupos analisadas pela Agência Pública, Villar propõe uma espécie de “eleição paralela”, em que diz que vai provar “fraude nas urnas”.

Também insinua a necessidade de cometer crimes diante do cenário desfavorável ao seu candidato, Jair Bolsonaro (PL); fala sobre a necessidade de “quebrar esquerdistas no cacete”, conclama seus seguidores a “quebrar a urna eletrônica no pau” e afirma que “cientista político tem que apanhar”.

Leia a íntegra da decisão:

Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!