Google e Facebook faturaram, juntos, pelo menos R$270 milhões com impulsionamentos e anúncios comprados por candidatos nas eleições de 2022.

De acordo com dados do TSE agregados pelo Observatório de Impulsionamento Eleitoral, o Facebook amealhou mais de R$186 milhões, enquanto o Google recebeu mais de R$85 milhões, considerando gastos tanto no primeiro quanto no segundo turno.

O montante que essas empresas ganharam, no entanto, pode ser ainda maior, já que muitos gastos de candidatos não descrevem as redes sociais nas quais o impulsionamento foi comprado.

Veja abaixo o balanço.

REDES

rede valor (milhões R$)
Facebook 186,4
Google 85,3
Instagram 3,3
YouTube 2,1

PRESIDENCIÁVEIS

No total, os presidenciáveis gastaram mais de R$30 milhões diretamente com redes sociais.

candidato valor (milhões R$)
Lula (PT) 11,7
Bolsonaro (PL) 9,7
Ciro Gomes (PDT) 4,8
Simone Tebet (MDB) 3,4
Soraya Thronicke (UB) 0,5
Outros* 0,4

* Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS), Felipe D'ávila (NOVO), Eymael (DC)

POR PARTIDO (top 10)

partido valor (milhões R$)
PL 41
PT 37,1
União Brasil 34,7
MDB 21,3
PSD 20
PDT 19,7
PSDB 19,4
PP 18,4
Republicanos 14,2
PSB 14
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