Google e Facebook faturaram, juntos, pelo menos R$270 milhões
com impulsionamentos e anúncios comprados por candidatos nas eleições de 2022.
De acordo com dados do TSE agregados pelo Observatório de Impulsionamento Eleitoral, o Facebook amealhou mais de R$186 milhões
, enquanto o Google recebeu mais de R$85 milhões
, considerando gastos tanto no primeiro quanto no segundo turno.
O montante que essas empresas ganharam, no entanto, pode ser ainda maior, já que muitos gastos de candidatos não descrevem as redes sociais nas quais o impulsionamento foi comprado.
Veja abaixo o balanço.

REDES
rede | valor (milhões R$) |
---|---|
186,4 | |
85,3 | |
3,3 | |
YouTube | 2,1 |

PRESIDENCIÁVEIS
No total, os presidenciáveis gastaram mais de R$30 milhões diretamente com redes sociais.
candidato | valor (milhões R$) |
---|---|
Lula (PT) | 11,7 |
Bolsonaro (PL) | 9,7 |
Ciro Gomes (PDT) | 4,8 |
Simone Tebet (MDB) | 3,4 |
Soraya Thronicke (UB) | 0,5 |
Outros* | 0,4 |
* Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS), Felipe D'ávila (NOVO), Eymael (DC)

POR PARTIDO (top 10)
partido | valor (milhões R$) |
---|---|
PL | 41 |
PT | 37,1 |
União Brasil | 34,7 |
MDB | 21,3 |
PSD | 20 |
PDT | 19,7 |
PSDB | 19,4 |
PP | 18,4 |
Republicanos | 14,2 |
PSB | 14 |
