Sob a nova administração de Elon Musk, o Twitter cortou acessos de dezenas de funcionários no Brasil a computadores e sistemas, efetivamente demitindo-os. Mas a plataforma ainda não formalizou os desligamentos, o que coloca esses funcionários em um "limbo" jurídico por enquanto.
Musk, pouco tempo depois de assumir o comando do Twitter, está fazendo uma verdadeira limpa nos quadros da empresa em todo o mundo, que pode chegar à metade de sua força de trabalho.
No Brasil a dinâmica das demissões foi igual à do exterior, com a diferença que as leis trabalhistas exigem formalização de demissões – não é só anunciar que a pessoa está demitida.
COMO ACONTECEU?
Funcionários no Brasil foram informados, em inglês, na noite de quinta-feira de que seu futuro na empresa seria definido hoje (4.nov.2022), contou ao Núcleo um colaborador dispensado, contratado pela rede sob o regime CLT.
De madrugada, os funcionários demitidos tiveram seus acessos – email, softwares, sistemas e até ao laptop – revogados. Pela manhã desta sexta-feira, receberam um vago email em inglês informando-os de que seus cargos foram considerados redundantes.
A demissão, no entanto, não foi abertamente declarada, tampouco houve contato do departamento de Recursos Humanos para falar de rescisão e direitos trabalhistas.
Ainda não se sabe quantas pessoas foram afetadas.
O Núcleo entrou em contato com a coordenação de imprensa do Twitter perguntando quando as demissões seriam formalizadas e quantos funcionários foram demitidos, mas aparentemente a pessoa encarregada também foi demitida, porque o email voltou.
"Demitiram sem falar que demitiram, não teve RH, nada", disse ao Núcleo um funcionário demitido, que prefere não se identificar porque a situação não está legalmente resolvida.
"É obvio que fomos demitidos, mas não disseram isso claramente. Estamos num limbo. O RH tem que entrar em contato, estou com computador da empresa pra devolver, tem a rescisão."
"Não foi nem aquela situação típica de chegar pra trabalhar e te avisarem que você foi demitido", disse. "Me informava pela imprensa gringa, porque aqui ninguém falava nada."
Pela manhã, o Valor Econômico informou que, a princíprio, os cortes no Brasil afetam todas as áreas exceto a equipe de vendas.