Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Está ficando sério: nesta segunda, o Mastodon bateu a marca de 1 milhão de usuários mensais ativos (MAUs, na sigla em inglês).

O QUE HOUVE? A marca foi anunciada por Eugen Rochko, fundador do Mastodon e mantenedor da principal instância da rede, a mastodon.social.

Para ser exato, já são 1.028.362 milhão de usuários ativos mensais, ou seja, usuários distintos que logaram ao menos uma vez nos últimos 30 dias em uma das instâncias (servidores) federadas da rede.

“Isso é bem legal”, disse Rochko.

NÚMEROS ENORMES. O desenvolvedor compartilhou outros dados interessantes compilados a partir de 27.out, quando a notícia da aquisição do Twitter por Elon Musk foi oficializada:

  • 1.124 novas instâncias do Mastodon.
  • 489 mil novos usuários.

INSTÂNCIAS? Ao contrário do Twitter, que é centralizado, o Mastodon é uma rede que permite que qualquer um suba um servidor (descentralizado) e se comunique com outras instâncias (federada).

Lembra um pouco a lógica do e-mail: alguém na instância ABC consegue conversar com outra pessoa na instância XYZ, desde que ambas estejam federadas.

Esse modelo torna o Mastodon “à prova de aquisições”, como já disse Rochko. Cada instância tem suas próprias regras e o poder de bloquear usuários ou até mesmo outras instâncias inteiras.

A lista oficial de instâncias foi reformulada. Agora, ela tem um filtro de idioma.

No Brasil, têm aparecido listas com as instâncias locais, como esta abaixo (via @[email protected]):

Instâncias de Mastodon brazucas: ursal.zone; bantu.social; cuscuz.in; colorid.es; mastodon.com.br; conversafiada.net; masto.donte.com.br; bolha.us
Lista de instâncias brasileiras. Imagem: @[email protected]

O Manual do Usuário tem alguns materiais explicando o Mastodon:

Via @[email protected] (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

MastodonTwitter/XManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.